Administração de Fabriciano esclarece sobre lote de vacina supostamente vencido

Após polêmica de vacina vencida aplicada na população, divulgada na semana passada pelo jornal Folha de São Paulo, a Secretaria de Saúde de Coronel Fabriciano divulgou nota, informando que não recebeu lotes vencidos da vacina AstraZêneca/Oxford contra Covid 19. Segundo a administração pode ter ocorrido um erro no sistema CONECTSUS e no próprio Ministério da Saúde que tabulou tardiamente os formulários dos municípios no início do PNI.

Os lotes foram recebidos pelo município dentro do prazo de utilização e foram devidamente utilizados dentro do prazo. O primeiro lote foi entregue ao município dia 21/01/21 com 990 doses e prazo de vencimento em 14/04/21. A aplicação desse lote finalizou dia 26/02/21. O segundo lote foi entregue ao município dia 03/03/21 com 520 doses e prazo de vencimento em 29/03/21. A aplicação desse lote finalizou dia 10/03/21.

Cumprindo Plano Nacional de Imunização, os lotes citados foram utilizados nas faixas etárias estabelecidas pelo PNI, sendo, portanto, idosos acima de 75 anos e profissionais de saúde da rede privada e rede pública.

 

Fonte: ASCOM Prefeitura de Fabriciano