Administração de Timóteo busca no DNIT, alternativas para a liberação de trecho obstruído da BR 381

A desobstrução da Avenida Belo Horizonte, no trecho urbano da BR-381, no Distrito de Cachoeira do Vale foi tema de uma reunião ontem em Belo Horizonte envolvendo o prefeito de Timóteo, Douglas Willkys e o Superintendente Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de Minas Gerais, Luiz Carlos Magalhães Guerra.

Em virtude da forte chuva que caiu na madrugada do dia 11 de Novembro pedaços de rocha se desprenderam do maciço de pedra causando a obstrução total do antigo trecho da BR-381, entre Cachoeira do Vale e Bairros Santa Rita e Petrópolis, bem como a queda de postes da rede elétrica e cabeamento de internet. No sábado passado, técnicos do Dnit estiveram no local para as primeiras avaliações sobre a extensão do problema.

Durante o encontro no Dnit-MG, a administração de Timóteo destacou os prejuízos para a comunidade com o trecho obstruído, restrições os deslocamentos dos moradores e acesso à cidade. Entre os pontos apresentados o fato de a UPA 24 horas do Município ser responsável pelo socorro de urgência de outros seis municípios da região; do Hospital e Maternidade Vital Brazil ser a porta de emergência para toda a microrregião de saúde, inclusive para casos de maternidade; além dos prejuízos à diversas empresas da região e ao trabalho de prestadores de serviços, como forças policiais, de resgate e outros.

Foi solicitada a realização de intervenções na BR-381, no trecho entre Cachoeira do Vale e Bairros Santa Rita e Petrópolis, em caráter de urgência. Algumas possibilidades foram discutidas para liberar o mais rápido possível o tráfego de veículos em Cachoeira do Vale. A primeira alternativa é o Dnit assumir a obra de desobstrução da via e a retirada das pedras que continuam soltas na encosta.

A segunda possibilidade é o órgão federal autorizar o Município (haja vista que o trecho é federal e está sob a responsabilidade do Dnit) a fazer a remoção e liberar ao menos parte da pista. Em caso positivo, o Município deverá providenciar a quebra das pedras que estão na via e fazer a remoção de todo material.

Também foi solicitado ao Dnit a sinalização do anel rodoviário da BR-381 na altura do Bairro Nova Esperança, haja vista que o local é utilizado como atalho para a rodovia e ficou sobrecarregado pelo trânsito de veículos pesados. A falta de sinalização tem levado a uma série de preocupações e iminência de acidentes graves. No momento a orientação é para quem precisa se deslocar para Ipatinga, evitar o atalho no bairro Nova Esperança e utilizar o trecho da BR 381, passando por Coronel Fabriciano.

 

Fonte: ASCOM Prefeitura de Timóteo