Área do Beach Park e obras da ponte dos Gamas são discutidos na Câmara de Reduto
Vereadores de Reduto se reuniram na noite desta terça-feira, dia 18/05, em sessão ordinária do Legislativo, onde foram apresentados dois projetos sendo um de autoria do executivo municipal que solicita autorização dos vereadores para que o município faça parte do Cimva – Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Aço, uma entidade que busca sistematicamente o desenvolvimento dos municípios, através de ações compartilhadas que atenuem as dificuldades econômicas pelas quais passam as administrações públicas das cidades que fazem parte do consórcio.
Apesar de que o projeto tem a aprovação de quase todos os vereadores, ele foi retirado da pauta de votação, através do pedido de vistas, do Vereador Márcio Toledo.
Outro projeto apresentado em plenário e aprovado por todos os vereadores foi o projeto 013/2021 de autoria do Vereador Eduardo Romeiro, que dispõe sobre a criação e uso de vagas especiais, para deficientes e idosos, na área central do município e pontos de maios movimento de pessoas.
Beach Park
Eduardo Romeiro, líder do governo na Câmara, apresentou ao plenário um assunto de interesse de toda comunidade de Reduto e até mesmo de cidades vizinhas, que é o acompanhamento junto à Prefeitura de Reduto e Cartório de Imóveis da Comarca de Manhuaçu, quanto à área do antigo Beach Park, que foi criado com a proposta de ser um clube social, com uma localização estratégica e como o projeto não foi pra frente deixando na mão, os milhares de cotistas, que investiram no clube como associados. “Não podemos de forma alguma deixar que pessoas se apoderem daquela área de qualquer maneira, a Prefeitura precisa buscar junto à justiça e aos que se dizem donos, que apresentem documentação que comprovem a titularidade do terreno e como ficou a situação dos antigos cotistas, que investiram dinheiro no empreendimento na época”, disse Dudu.
Todos os vereadores se pronunciaram a favor de que seja no mínimo cobrada uma explicação do executivo municipal, quanto à autorização para iniciar um novo empreendimento no local. “Não podemos aceitar que o empreendimento que se projeta fazer naquela área seja feito de qualquer maneira, sem explicação alguma, como que se aqui fosse a casa da mãe Joana. Temos que saber realmente quem é o dono daquela área e como ficou a situação dos antigos associados e seus investimentos no que era para ser um clube de lazer para a população”, disse o Vereador Fábio da Silva.
Estrada dos Gamas
O DER/MG deu início às obras na ponte do Córrego dos Gamas, uma obra há muito reivindicada por usuários da MG 111, que trafegam no trecho entre Reduto e Manhumirim. Com isso surge um novo problema. Segundo o DER, o desvio oficial seria passar por Martins Soares, para muitos motoristas, esse trajeto é muito longo, já que aumenta o percurso em 10 quilômetros e para encurtar a distância, eles usam a estrada de terra da antiga linha férrea. “O fluxo de automóveis, caminhões, carretas e ônibus aumentou drasticamente por aquela estrada, que de forma alguma foi feita pra isso. O DER já se pronunciou que reconhece aquela estrada como desvio, que na verdade é um atalho usado pelos motoristas e como é uma estrada local, vamos unir forças, junto às empresas privadas e municípios vizinhos, no intuito de fazer melhorias nela e instalação de redutores de velocidade”, destaca o Ver. Eduardo Romeiro. “Buscar soluções conjuntas em prol dos moradores daquela comunidade”, nesse mesmo tom, o Vereador Fábio da Silva se pronunciou.
Balanço da Reunião
O Vereador Presidente da Casa, João Paulo do Guarani, avaliou a reunião como extremamente produtiva, além dos dois projetos apresentados e as manifestações de todos os vereadores quanto às providencias a serem todas sobre o antigo Beach Park e estrada dos Gamas, ainda foram apresentadas no plenário duas indicações, uma reforçando o pedido já feito pelo Vereador Darcy, sobre a volta dos projetos de atividades físicas para a terceira idade no município de Reduto e a reforma e reativação do antigo cemitério municipal, visto que o local foi depredado por atos de vandalismo.
“Estamos elaborando um documento ao executivo municipal, com a assinatura de todos os vereadores pedindo explicações sobre a área do antigo Beach Park e se for necessário iremos até o Ministério Publico para sabermos a realidade sobre a propriedade daquela área”, explicou João Paulo.
O presidente falou ainda sobre a estrada do córrego dos Gamas. “Os moradores daquela localidade estão sendo muito prejudicados devido ao fluxo intenso de veículos que estão usando aquela estrada como via de acesso ao município de Manhumirim e vice-versa, vamos nos reunir com o Prefeito Dilcélio e também de Manhumirim, juntamente com os vereadores e buscar soluções se possível com empresas privadas e que utilizam aquele acesso para possamos juntos achar uma forma de amenizar o problema daqueles moradores”, completa o Presidente.
Fonte: ASCOM Câmara de Reduto