Áreas para implantação de bases do SAMU são visitadas em Manhuaçu

Com a previsão de implantação e efetivo funcionamento o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, até o mês de dezembro, uma equipe do Cisdeste (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste) esteve em Manhuaçu nesta sexta-feira (17/09), para conhecer os locais que podem servir de base para as unidades na cidade.

A Equipe do Cisdeste, composta por Isabella Bertelli (coordenadora de bases), Júlio César Andrade (coordenador de NEP – Núcleo de Educação Permanente) e Luiz Fernandes Novais (assessor técnico), visitou a 2º Companhia de Bombeiros Militar em Manhuaçu, local onde deverá ser construída a base sede do SAMU e também o posto da Polícia Militar, em Realeza, onde poderá funcionar a base de apoio.

Acompanharam a visita a Prefeita de Manhuaçu, Maria Imaculada; a Secretária de Saúde Ana Lígia de Assis Garcia; o Secretário de Fazenda Magno Marçal, o engenheiro Carlos Augusto Bonifácio Pires, o Superintendente Regional de Saúde Juliano Estanislau; o 1º Tenente Flávio Mota, do Corpo de Bombeiros; o 1° Tenente Gedaias Teixeira Xavier, da Polícia Militar; e o Coordenador de Infraestrutura, Patrimônio e Logística da Secretaria Municipal de Saúde Josimar Magela Dos Santos.

Para receber a sede base do SAMU, será necessário a realização de obras de adequação no local para o funcionamento provisório, além da construção de instalações para uma base definitiva e confortável. Objetivo é adequar o espaço, que hoje é considerado pequeno, e construir uma estrutura maior, com alojamento para uma equipe de 10 pessoas durante 24 horas. Os recursos a serem investidos na obra já foram definidos pelo município e devem ser parte do que o município recebeu do Estado de Minas Gerais pelo acordo com a Vale, por conta do desastre de Brumadinho, no valor de R$ 1 milhão.

Um projeto para a construção do anexo será elaborado, para funcionamento unificado do SAMU junto com os bombeiros, mas cada um no seu espaço e bem próximos, ideia aprovada por todos. O Tenente Flávio Mota disse que o Corpo de Bombeiros está solícito em receber o serviço. “É um ganho extraordinário para toda nossa região, há muito tempo a gente tem essa demanda de ter o SAMU na nossa região de Manhuaçu, também em Ponte Nova, em Viçosa e para nós aqui é uma satisfação, é uma ótima notícia. Está previsto no plano de comando a integração entre SAMU e Corpo de Bombeiros nas ações de resgate principalmente. O Corpo de Bombeiros se coloca à disposição para que a base do SAMU seja abrigada aqui no quartel, isso vai facilitar muito os trabalhos de ambas as instituições, e quem vai ganhar com isso é sempre a população”.

Antes da construção da Base definitiva do SAMU, o serviço está previsto para começar a funcionar em dezembro, com a sede provisória junto com o Corpo de Bombeiros, segundo o assessor executivo do Cisdeste Luís Fernandes. “O nosso trabalhos tá sendo tudo muito rápido, a gente tem essa pretensão e um compromisso de iniciarmos em dezembro, mas tudo isso dentro das nossas possibilidades, os fatores externos podem não contribuir, mas em nenhum momento a gente vai descansar”. O assessor ainda disse que é um momento histórico. “Agradeço imensamente a administração municipal e a população que está recebendo o SAMU. Este projeto de estarmos trazendo o SAMU, da sua implantação tem o objetivo de salvar vidas, que não é apenas uma ambulância, mas toda uma estrutura que irá administrar a rede de urgência e emergência na região macro leste do sul”.

Processo seletivo

Foi prorrogado o prazo para as inscrições do Processo Seletivo para o SAMU até o dia 25 de setembro. São mais de duzentas vagas para toda a macro leste do sul, somente em Manhuaçu são 52 vagas. As vagas são para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutor socorrista. Mais detalhes podem ser conferidos no site do Cisdeste.

O SAMU

No dia 20 de agosto em cerimônia realizada em Viçosa (MG), o Governador Romeu Zema anunciou a implantação do serviço do SAMU na macrorregião de saúde Leste do Sul, sendo que Manhuaçu receberá duas Unidades de Suporte Avançado (USA’s) e duas Unidades de Suporte Básico (USB’s).

A implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192 no território foi apresentada, no dia 03 de agosto, pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, e equipe da Coordenação Estadual de Serviços Móveis de Urgência e Emergência (CESMUE) aos prefeitos, gestores de saúde e consorciados das microrregiões de Ponte Nova, Viçosa e Manhuaçu, pertencentes à área de abrangência das Superintendências Regionais de Saúde (SRS) de Ponte Nova e Manhuaçu.

Para tanto, foi anunciada a incorporação da macrorregião ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste), envolvendo a incorporação dos 53 municípios da Leste do Sul em uma Central de Regulação de Urgência Única, somada à aquisição de 23 ambulâncias.

A macrorregião Leste do Sul contará com quatro Unidades de Suporte Avançado (USA’s), distribuídas nos polos das microrregiões, sendo duas em Manhuaçu, uma em Ponte Nova e uma em Viçosa, além de 19 Unidades de Suporte Básico (USB’s) nos seguintes municípios: Abre Campo, Ipanema, Lajinha, Manhuaçu (2), Manhumirim, Matipó, Mutum, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu, Alvinópolis, Jequeri, Ponte Nova, Raul Soares, Rio Casca, São José do Goiabal, Araponga, Teixeiras e Viçosa.

 

Fonte: SECOM Prefeitura de Manhuaçu