Coamma realiza reunião sobre participação na Conferência de Assistência Social
O Conselho de Associações de Moradores de Manhuaçu reuniu diretores e presidentes de associações, para discutir a participação na VIII Conferência Municipal de Assistência Social, que estará acontecendo no dia 31 de agosto, na Câmara de Vereadores. A reunião aconteceu neste domingo (18), contou com a participação da Assistente Social e Secretária Geral dos Conselhos, Uênia Moreira e da Assistente de Suporte Administrativo e Conselheira Municipal, Maria de Fátima Mayrinck.
Considerando que a conferência é o momento de discussão, para a solução de vários problemas enfrentados pela sociedade, os presidentes de associações também conhecem a situação vivida por muitas famílias de cada bairro e, as reais necessidades e ações que devem ser implementadas, afim de que haja solução a determinadas situações.
O tema escolhido para esse ano é “Minas Gerais Unida em Defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) ”, que é o modelo de gestão utilizado no Brasil para operacionalizar as ações de assistência social. A assistência social é parte do Sistema de Seguridade Social, apresentado pela Constituição Federal de 1988. Para que haja avanço e mudança de concepção sobre a política de assistência social, se faz necessária a participação de todos. Desse processo, participam entidades de assistência social, representantes dos trabalhadores de política de assistência social, trabalhadores, usuários e organizações do SUAS.
De acordo com a assistente social, Uênia Moreira, a conferência estará debatendo cinco eixos temáticos importantes para a evolução das ações. Os eixos a serem discutidos são: 1- proteção social não construtiva e o princípio da equidade, com paradigma para gestão socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades;2- financiamento e orçamento como instrumento, para uma gestão de compromissos e responsabilidades dos entes federativos, para garantia dos direitos socioassistenciais;3- Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e, a importância da participação dos usuários. O quarto eixo terá como foco, a gestão e acesso às seguranças assistenciais e articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantia; o quinto eixo abordará a atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergências.
Para representar o Coamma, na condição de delegados na VIII Conferência Municipal de Assistência Social, foram escolhidos os presidentes de associações, Joaquim Calixto, Margarida Huebra, Alcino Ferreira e Gilerson Henrique Pereira.
Eduardo Satil