Conselheiros do FUNDEB avaliam recursos financeiros do quadrimestre
Membros do Conselho do FUNDEB estiveram reunidos, com o objetivo de avaliar os recursos financeiros do primeiro quadrimestre de 2021. A reunião aconteceu ontem (quinta-feira,22. Desde que assumiu, cada conselheiro tem se dedicado, no sentido de buscar informações de como está a situação e o repasse, sobretudo para saber se está sendo bem direcionado, uma vez que o FUNDEB foi criado para a manutenção e desenvolvimento da educação básica e valorização dos profissionais da educação.
Comprometido com a transparência, o Conselho do FUNDEB tem analisado documentos, cobrado explicações do Poder Executivo, quanto a forma de aplicação do recurso destinado ao município. Desde janeiro, o novo modelo do FUNDEB exige que haja por parte do Conselho, um olhar voltado para uma fiscalização rigorosa, uma vez que a contribuição por parte do Governo Federal aumentou e, com isso o recurso precisa ser bem aplicado.
Ao analisar os documentos encaminhados, os conselheiros atentaram e decidiram solicitar a documentação, para que seja analisada e conferida in loco, para saber se determinado servidor está no local indicado, recebendo o valor indicado e exercendo verdadeiramente sua função. Para a presidente do Conselho do FUNDEB, Shirley Santiago, o trabalho tem sido desenvolvido de forma bem transparente, com exigência para que as normas legais sejam devidamente cumpridas. “Estamos sempre na busca do conhecimento, analisando papeis e fiscalizando, para sabermos onde está sendo gasto o recurso do FUNDEB. Queremos, melhor remuneração dos professores e, também de psicólogos e assistentes sociais que estiverem inseridos na educação, para que todos possam sentir-se valorizados, “destaca Shirley Santiago.
Eduardo Satil