Coronel Fabriciano renova uniformes dos estudantes e entrega novas peças a que ainda não têm
Uma política pública iniciada em 2018 foi renovada pela administração de Coronel Fabriciano com a entrega de mais de 70 mil peças de uniformes para os alunos que estudam na rede municipal de ensino.
Camisas e camisetas, shorts saia, bermudas e calças, agasalhos, tênis e meias. Tudo novinho adquirido com recurso próprio da prefeitura para atender aos alunos desde os mais novinhos que frequentam as creches, aos mais crescidos que já estão no 9º ano do ensino fundamental.
O investimento da Prefeitura visa dar igualdade e equidade aos estudantes matriculados, garantindo que todos tenham as mesmas condições para estudar.
O secretário de Governança Educacional, Carlos Alberto Serra Negra diz que a uniformização melhora a frequência e é até mesmo uma estratégia de segurança, visto que as autoridades já conseguem distinguir os alunos por meio dos uniformes.
“Uma criança na rua com o uniforme é identificada na hora e se estiver em horário de aula pode ser indagada sobre o fato de não estar em sala de aula. Outra coisa importante é a melhoria da autoestima. A criança não deixa mais de ir à aula por falta de roupa. Vejam que as conquistas são imensas graças a esse investimento”, disse.
Para fornecer os uniformes a Prefeitura teve que tirar recursos do próprio cofre, R$ 3,2 milhões. Por incrível que pareça, o fornecimento de uniformes não integra as políticas do Governo Federal e, portanto, não pode ser feito com recursos da Educação.
O prefeito, Dr. Marcos Vinicius, diz que a Prefeitura fez um grande esforço para garantir o benefício para as crianças. “De que adianta botar asfalto na rua pra criança passar por ela descalço ou com a camiseta rasgada? Foi com essa realidade que eu me deparei. Felizmente não precisamos deixar de fazer investimentos na cidade porque ajustamos o orçamento, mas é preciso gastar com muita sabedoria”, disse.
Quantidade e qualidade
Os uniformes oferecidos pela prefeitura são produzidos com material de qualidade, inclusive para proteger do frio nos dias em que a temperatura cai. Há localidades, como em Cocais, em que o agasalho é indispensável todos os dias. Cada estudante recebe três uniformes completos, o que garante condição para ir uniformizado para a escola a semana inteira. Por orientação do Ministério Público, o uso do uniforme é obrigatório.