Faixa de pedestre completa maioridade com simples ato simbólico

Como forma de comemorar o mês de aniversário da faixa de pedestre em Manhuaçu, que foi implantada em 8 de agosto de 2006, os alunos da Escola Estadual Monsenhor Gonzalez realizaram um apitaço, na manhã desta sexta-feira,30. O momento simbólico contou com a presença de representantes do Consep, Conselho Municipal de Trânsito e Polícia Militar.

O local foi escolhido, pois foi ali que a ideia nasceu, foi lançada e transformou a cidade mais segura, com faixa por todas as ruas, principalmente em frente as demais escolas, instituições e com maior fluxo de veículos e pedestres.

A campanha de “Olho Vivo na Faixa” tomou dimensões importantes, tornou-se símbolo e rendeu para a cidade o nome de “cidade que todos os motoristas respeitam a faixa de pedestre”. Daqui, o projeto multiplicou e foi implantado em outros municípios, tendo sido referência no Estado de Minas Gerais.

O tempo foi apagando a ideia de que, a campanha deveria ser permanente para os motoristas, motoqueiros, ciclistas e pedestres tivessem o mesmo pensamento de respeito e entendimento quanto a dinâmica do trânsito. A cobrança para a revitalização e nova pintura das faixas de pedestres é uma constante. A realização de campanha educativa para conservar o “Olho Vivo na Faixa” é defendida a todo o tempo, além da cobrança feita pelos ex-presidentes do Conselho de Segurança Pública (Consep), que à época foi o responsável pela implantação, com o apoio de outros atores, que puderam mostrar que quando há união, o resultado acontece.

O mesmo estará acontecendo ás 15:30h, em frente à Faculdade do Futuro, na Rua Duarte Peixoto (Coqueiro), somente não ficar no esquecimento. Em alguns lugares, as faixas estão deterioradas com o tempo e, não são tratadas com prioridade. Desde2006, Manhuaçu se tornou referência na campanha de respeito à faixa, mas hoje praticamente algumas pinturas terrestres já foram consumidas.  A comunidade não pode permitir que, a faixa de pedestre e a campanha “Olho Vivo na Faixa” fiquem como lembrança e, sim que seja permanentemente lembrada por todos, pois, através do respeito à faixa, muitas vidas foram salvas no trânsito em Manhuaçu. (Eduardo Satil)