Feira Empreendedores do Futuro vai reunir rede de ensino de Ipatinga
Um dos maiores eventos de educação empreendedora do estado será promovido pelo Sebrae Minas em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, no dia 22 de outubro
Tornar o ambiente escolar mais atraente para crianças e adolescentes e estimular o protagonismo na construção do conhecimento estão entre os grandes desafios dos profissionais da educação. Diante desse cenário, a educação empreendedora colabora para desenvolver o pensamento crítico no ambiente escolar e incentivar os estudantes a construir seu projeto de vida.
O município de Ipatinga, no Vale do Aço, é destaque em Minas Gerais quando o tema é o desenvolvimento de competências empreendedoras entre os estudantes da rede municipal de ensino. Por isso, no dia 22 de outubro (sábado), a cidade será sede de um dos maiores eventos de educação empreendedora do estado: a Feira Empreendedores do Futuro.
Promovida pelo Sebrae Minas em parceria com a prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Educação, a feira irá apresentar os projetos desenvolvidos nas 47 escolas da rede municipal, no Centro de Atendimento Multidisciplinar (CENAM), e nos três polos de educação integral, por meio do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE). As atividades serão realizadas das 9h às 16h, no estacionamento do estádio Ipatingão.
Dezenas de estandes vão receber estudantes, pais, professores, profissionais da educação, e toda a comunidade de Ipatinga para conhecer os projetos desenvolvidos ao longo de 2022. A analista do Sebrae Minas Vanessa Silva reforça que, além da aplicação diária em sala de aula utilizando o modelo transversal, foram realizadas diversas atividades envolvendo toda a rede escolar.
Entre as ações, estão a Aula Inaugural; o Seminário de Educação Inclusiva para pais e profissionais que atuam diretamente com processo de aprendizagem desses alunos; o Painel das Super Competências Empreendedoras; o Dia Especial no Parque TDAH para crianças e pais atendidos pela educação inclusiva do município; e dentre outras capacitações para professores, além da formação de assistentes e da rede parceira.
“Nosso propósito é contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes e profissionais da educação pública, e para a criação de ambiente favorável ao empreendedorismo. Como parte fundamental nesse processo de transformação, acreditamos que conseguimos contribuir com o aperfeiçoamento profissional de professores e gestores escolares, tornando não apenas os alunos, mas todos que conhecem a temática, protagonistas de suas histórias ”, destaca a analista.
Para a secretária municipal de Educação, Patrícia Avelar, a iniciativa é parte de uma parceria relevante entre governo municipal e Sebrae Minas. “A Feira Empreendedores do Futuro será um momento para os professores, junto aos alunos, demonstrarem parte dessa formação continuada, que além de levar um aprendizado diferenciado para a sala de aula, também amplia no plano de carreira do educador”, afirma a secretária.
Educação Empreendedora em Ipatinga
O PNEE foi implementado na rede municipal de ensino de Ipatinga por meio da Lei da Educação Empreendedora (Lei nº 4.312, de 26 de janeiro de 2022). Com o objetivo de capacitar os professores para o desenvolvimento de novas metodologias de ensino, inserindo o tema empreendedorismo de forma transversal com outras disciplinas no ensino fundamental e como grade curricular na educação integral. De janeiro a setembro deste ano, foram capacitados 17.544 professores e 54.474 estudantes em todo o estado de Minas Gerais. A regional Rio Doce e Vale do Aço registra o maior número de professores capacitados: 3.737.
Infografia (DADOS DE IPATINGA)
• 20 mil alunos impactados
• 2.000 mil professores e outros profissionais da educação capacitados
• 50 unidades da rede municipal de educação
Uma pesquisa realizada pelo Sebrae Minas no estado indicou que, entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022, 95,4% dos professores participantes do PNEE afirmaram que o programa permitiu aperfeiçoar suas didáticas, e acreditam que a implementação da iniciativa contribuiu para mudanças positivas no comportamento dos alunos.
Infografia
Educação Empreendedora em 2021*
• 69.343 estudantes envolvidos
• 28.662 professores capacitados
• 8.164 capacitações a distância
• Pela primeira vez, houve participação de mais estudantes do Ensino Médio (56%) do que do Ensino Fundamental (35%)
*Dados estaduais
Infografia faltou os comportamentos empreendedores
Competências trabalhadas
1. CONHECIMENTO
2. PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO
3. REPERTÓRIO CULTURAL
4. COMUNICAÇÃO
5. CULTURA DIGITAL
6. TRABALHO E PROJETO DE VIDA
7. ARGUMENTAÇÃO
8. AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
9. EMPATIA E COOPERAÇÃO
10. RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Infografia
CASE DE SUCESSO
Inovação na escola
O Centro Educacional Pedagógico e de Aperfeiçoamento Integral (UCEPAI) é parceiro do PNEE em Ipatinga. A instituição atende cerca de quatro mil crianças e adolescentes matriculados no ensino integral da rede pública municipal, que acolhe alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Na edição de 2021 da Olimpíada Empreendedora, promovida pelo Sebrae Minas, um projeto desenvolvido pelos alunos da UCEPAI foi classificado em oitavo lugar entre 68 iniciativas inscritas. O desafio era criar, no contexto escolar, uma solução para um problema real da comunidade, mediante o uso de tecnologias digitais.
Os alunos identificaram um grupo grande de profissionais prestadores de serviços, entre manicures, costureiras, pedreiros, eletricistas e outros, que, até então, tinham dificuldades para divulgar seu trabalho. Eles, então, desenvolveram um guia de serviços em formato de aplicativo, o UCGUIA, com o objetivo de conectá-los a potenciais clientes e gerar renda para a comunidade local.
E uma nova versão do aplicativo, com mais funcionalidades e recursos, está sendo apresentada na Olimpíada Empreendedora 2022. Além disso, os alunos da UCEPAI também concorrem com um projeto que tem como base o reaproveitamento de papel descartado pelas escolas da região. Ainda por meio do trabalho de educação empreendedora desenvolvido na UCEPAI, o município de Ipatinga foi duas vezes vencedor do prêmio Cidades Inteligentes, em 2021 e 2022.
“Este é um dos inúmeros cases de sucesso fruto do programa que ultrapassa o limite da sala de aula, e muda a dinâmica de uma comunidade por meio de projetos inovadores e transfomadores. Nosso principal objetivo é despertar o potencial de cada estudante para suas habilidades e comportamentos empreendedores, de forma a colaborar com o desenvolvimento da comunidade e, consequentemente, do território”, finaliza a analista do Sebrae Minas Vanessa Silva.
SERVIÇO
Feira Empreendedores do Futuro
Data: 22 de outubro (sábado)
Horário: 9h às 16h
Local: Estacionamento do Estádio Ipatingão
Entrada gratuita
Assessoria de Imprensa – Prefácio Comunicação
Lais Carvalho – (31) 99520-5254
Fonte: ASCOM Sebrae