Implementação da metodologia 5S no Hospital e Maternidade de Timóteo avança com resultados positivos
O Hospital e Maternidade de Timóteo (HMT), em Minas Gerais, recebeu a primeira sinalização da metodologia 5S, projeto desenvolvido pela certificadora MFC – responsável pela certificação de hospitais no Brasil que assegura o grau de segurança e qualidade em instituições hospitalares. A MFC é uma consultoria especializada em gestão de qualidade de pessoas e o Projeto 5S é uma metodologia de gestão baseado no modelo japonês que visa melhorar a organização, a produtividade e a segurança dos ambientes de trabalho.
A sinalização – que é a primeira etapa do processo – foi concluída nesta semana e teve como objetivo verificar a aplicação e sistematização dos atributos do Projeto 5S no HMT. De acordo com a certificadora, os resultados foram “muito positivos e promissores”. Conforme explica o diretor da MFC, Maurício Cavalcanti, os colaboradores da instituição demonstraram “total compromisso e motivação na melhoria dos processos e serviços que fazem parte da sistemática de trabalho”. “Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos no HMT”, resume o diretor da MFC, Mauricio Cavalcanti.
A enfermeira Juliana Magalhães Oliveira, responsável pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, destaca que a implantação do modelo 5S traz diversos benefícios ao HMT e, consequentemente, aos usuários da unidade hospitalar localizada no bairro Timirim, em Timóteo. “O tempo é importante quando se trata de cuidar de vidas, sobretudo no setor de urgência e emergência. Com o hospital mais organizado e o pessoal mais preparado temos condições de prestar um atendimento mais ágil e resolutivo”, pontua Juliana.
Segundo ela, as mudanças realizadas nas dependências do HMT são bastante perceptíveis e podem ser notadas no ambiente do hospital como um todo pois ele está mais limpo, sinalizado e ordenado. Isso tem impactado diretamente no atendimento à população. “Graças ao empenho de toda a equipe conseguimos alcançar as metas propostas nessa etapa do programa o que garante uma qualificação ainda maior na parte assistencial assegurando, no final das contas, a satisfação dos serviços prestados aos usuários do HMT”, destaca a enfermeira Juliana.
Quem também comemorou a superação da primeira etapa do programa foi o Coordenador Administrativo do HMT, Matheus Ferraz. Para ele, sem o esforço e a dedicação de cada colaborador e a união de todas as equipes seria mais complexo alcançar a meta estabelecida. “Ficamos muito contentes com o resultado positivo da primeira etapa e na segunda continuaremos empenhados, pois a melhor parte do 5S é transformar toda essa organização em um melhor atendimento aos nossos pacientes e acompanhantes”, enfatizou Matheus Ferraz.
Fonte: ASCOM HMT