Inscrições gratuitas para visita de observação de aves no Perd neste domingo

Marliéria – O projeto “Aos Sons de Urutaus a Bacuraus” realiza, neste domingo (20/10), uma visita guiada para observação de aves noturnas no Parque Estadual do Rio Doce (Perd), em Marliéria. A atividade é gratuita e aberta ao público, com 30 vagas disponíveis mediante inscrição prévia. Interessados podem entrar em contato pelo telefone (31) 98418-4554 (Déborah Braga). A iniciativa é do artista e músico Leandro Cortezão, por meio da Lei Paulo Gustavo do Estado de Minas Gerais.

O projeto também inclui o lançamento do álbum autoral Aves Noturnas, inspirado nos sons de aves noturnas do Perd. O álbum conta com composição, arranjos, voz e bateria de Leandro Cortezão; teclados e baixo eletrônico de Leandro Martins; e produção musical de Gleison Túlio. O show de lançamento está previsto para o dia 10 de novembro, no evento Aves do Perd, da Associação Amigos do Perd.

Visita Noturna
A visita será guiada pelo passarinheiro Henrique Júnior, especialista em observação de aves. O ponto de encontro será na portaria do Perd, às 16h. Os participantes devem usar roupas leves e apropriadas para caminhada, além de repelente e equipamentos para observação, como binóculos e câmeras fotográficas. A atividade contará com ações de acessibilidade e, em caso de chuva, será remarcada para outra data.

“A ideia é proporcionar à comunidade local um contato mais íntimo com as riquezas do Parque Estadual do Rio Doce, sensibilizando as pessoas sobre a importância da preservação desse patrimônio natural que faz parte do nosso quintal”, afirma o músico Leandro Cortezão.

Aves no Perd              
O Parque Estadual do Rio Doce abriga mais de 340 espécies de aves, muitas delas raras ou em alto grau de ameaça a nível mundial, como o pica-pau-dourado-grande (Piculus polyzonus), o jacu-estalo (Neomorphus geoffroyi dulcis) e o bicudo (Sporophila maximiliani).

Equipe e parceiros
O projeto “Aos Sons de Urutaus a Bacuraus” é idealizado por Leandro Cortezão, com produção executiva de Déborah Braga Alves, e conta com a colaboração de Fino Trato na elaboração, assessoria de imprensa de Rômulo Amaral, figurinos e adereços de Rafael Cabral, assistência de Ulisses Mariano e origamis de Isa Klein. A iniciativa tem apoio de Auto Posto Leão, Catavento Cultural, Provest Uniformes & EPI, Restaurante Abracadabra, Cervejaria Brüder, Galeria Olho e Di Marx Amplificadores.