Moradores de Palmeiras dão exemplo em boas práticas contra a Dengue

Realização de pesquisa larvária no distrito
Realização de pesquisa larvária no distrito

Desde o ano passado, os moradores de Palmeiras têm colocado em prática todas as orientações repassadas pelos agentes de saúde e agentes de combate às endemias, que realizaram um mutirão nas residências.

O resultado do trabalho e as boas práticas das famílias está sendo visível, nesse período epidêmico para a propagação das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti -transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Os agentes de agentes de combate às endemias puderam observar, que todas as caixas d’agua foram mantidas com a tela de proteção e limpas. Os próprios moradores do distrito se comprometeram realizar a manutenção e, ainda dando auxílio aos vizinhos para estarem vigilantes, a fim de evitar que o mosquito tivesse condições de depositar os ovos e eclodir.

O trabalho educativo realizado possibilitou que, os moradores criassem o hábito de não deixarem água parada transformando em criadouros do mosquito da dengue, mantendo a vigilância constante.

Segundo o supervisor da equipe de agentes de Endemias, Felício Simão, o comprometimento da equipe do posto de saúde de Palmeiras e moradores foi algo muito significativo. “Na última vez que fomos lá encontramos foco do mosquito. A partir daí, informamos a enfermeira e aos agentes, que realizaram todo o trabalho de conscientização aos moradores, que colocaram em prática as orientações”, relata Felício Simão.

Para a enfermeira responsável pelo Unidade de Saúde de Palmeiras, Lesllye Gomes, a informação repassada pelos moradores foi fundamental para prevenir aparecimento de foco da dengue na localidade. Segundo ela, a principal ação adotada foi pedir aos moradores que mantivessem os quintais limpos, caixas d’água tampadas para eliminar a possibilidade de o mosquito adentrar. “As boas práticas de prevenção contra o mosquito da dengue foram importantíssimas. Toda a equipe é muita proativa e comprometida com a população. De forma objetiva, a equipe tem passado as informações e, a população confia no nosso trabalho. Os moradores colaboraram, entenderam a necessidade de manterem vigilantes e, agora estão percebendo o resultado”, salienta Lesllye Gomes.

O apoio da equipe do Setor de Epidemiologia que realiza as ações, também tem relevância para o resultado junto à comunidade.

Texto: Eduardo Satil