Reportagem em vídeo: Projeto do CEAFA é aprovado na Câmara de Manhuaçu

O plenário da Câmara Municipal de Manhuaçu aprovou, em seção ordinária realizada esta semana, na quarta-feira (01/09), projeto que torna de utilidade pública o Centro de Agricultura Familiar – CEAFA, que está sendo construído no Distrito de Santo Amaro de Minas. O empreendedor presidente do CEAFA, Nixon Jaime de Almeida, esteve presente na reunião e destacou, durante pronunciamento, como está hoje o empreendimento, dando detalhes de toda infraestrutura do complexo comercial e imobiliário.

Nixon Jaime destacou que o espaço principal do Centro da Agricultura Familiar foi planejado para comportar cerca de quatrocentos pontos de vendas para atender, no atacado e varejo, a comercialização de produtos hortifrutigranjeiros, incluindo laticínios, peixaria e açougues, e contando com serviços de bancos, lanchonetes, bares e restaurantes, artesanatos e especiarias diversas.

Ele ainda pontuou que o CEAFA foi planejado nos mesmos moldes de gestão do Mercado Central de Belo Horizonte, apresentando também a parceria com o Superintendente do Mercado Central, Luiz Carlos Braga, que na ocasião do lançamento, deu detalhes do funcionamento do sistema na capital.

O CEAFA (Centro Regional de Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar de Manhuaçu) está sendo construído num terreno entre os distritos de Santo Amaro de Minas e Realeza, ao lado do aeroporto e na margem da rodovia BR-262.

O espaço principal do Centro da Agricultura Familiar foi planejado para comportar cerca de quatrocentos pontos de vendas para atender, no atacado e varejo, a comercialização de produtos hortifrutigranjeiros, incluindo laticínios, peixaria e açougues, e contando com serviços de bancos, lanchonetes, bares e restaurantes, artesanatos e especiarias diversas.

Além do empreendimento da agricultura familiar, o projeto tem um amplo estacionamento rotativo e um atacado e varejo (atacarejo) com um lojão de 3.500 metros quadrados, em uma área de aproximadamente 10 mil metros quadrados que fará distribuição de produtos alimentícios, secos e molhados, para atender, com os melhores preços, as necessidades das famílias, supermercados, restaurantes, hotéis, hospitais, escolas, sacolões, lanchonetes e mercearias de toda região.

 

 

Atualmente, o abastecimento de produtos hortifrutigranjeiros para os comércios de toda região tem um elevado custo de transporte. Além de Caratinga, os atuais postos de abastecimentos (CEASAS) ficam a uma distância de 250 km, quando se utiliza o de Vitória, no Espírito Santo, e o de Belo Horizonte, a aproximadamente 300 Km.

Nixon ainda pontuou que além de encurtar a distância entre os produtores, consumidores, distribuidores e comerciantes de toda região, contribuirá com economia de custos e tempo de viagens para se abastecerem, oferecendo qualidade, diversificação de produtos e preços mais competitivos de mercado.

O CEAFA está disponibilizado para os produtores rurais e comerciantes que terão seus espaços – sua pedra ou loja – sendo comercializados em breve. No momento, o grupo empresarial faz a reserva de locais para os interessados.

Além da apresentação oficial em Manhuaçu, diversos produtores da região já participaram da palestras e visitas ao Mercado Central e à CEASA em Belo Horizonte para conhecer o modelo de gestão do negócio.

Ao lado do empreendimento, diversos lotes, com metragem acima de 400 metros quadrados, serão comercializados para contemplar serviços diversificados como: equipamentos agrícolas, lojas de fertilizantes, vendas de tratores agrícolas, agências de automóveis e outras variedades de comércios e prestadores de serviços.

 

 

Cidade Total