Recicla Manhuaçu promove coleta seletiva e inclusão de catadores

O programa Recicla Manhuaçu, uma iniciativa voltada para a implantação da coleta seletiva e a inclusão dos catadores de materiais recicláveis, esteve presente na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. O projeto, realizado em parceria com a Prefeitura, busca valorizar esses profissionais e garantir uma gestão sustentável dos resíduos, contribuindo para o fechamento do lixão do município de Manhuaçu.

De acordo com o consultor ambiental Diego, uma equipe de atores teatrais tem auxiliado na conscientização sobre a importância da reciclagem. “A empresa contratada para apoiar o município na implementação da coleta seletiva e no fechamento do lixão está atuando há mais de um ano. Nosso trabalho envolve o diálogo com os catadores, o planejamento da implantação dos coletivos e o assessoramento às demandas do Ministério Público. A equipe teatral nos auxilia nesse processo, transmitindo a importância da coleta seletiva de forma lúdica e acessível. Um dos integrantes, inclusive, é um catador de materiais recicláveis do município de Itaúna, formado em uma cooperativa referência no estado, o que reforça a relevância da mobilização comunitária”, explicou.

A coleta seletiva será iniciada na região central do município, com coleta nos comércios às terças e quintas-feiras. O bairro Pinheiro será o primeiro a receber a coleta seletiva domiciliar. O lançamento oficial da iniciativa ocorrerá amanhã, às 10h, na Praça Central de Manhuaçu. No período da tarde, uma blitz educativa será realizada na região central, enquanto na sexta-feira haverá uma mobilização junto aos comerciantes para explicar o funcionamento da coleta. No sábado, as ações de conscientização serão levadas ao bairro Pinheiro. A coleta será iniciada na próxima semana.

Representando o Serviço Autônomo Municipal de Limpeza Urbana (Samal), Ueziler Nacari, destacou a importância do projeto: “Estamos desenvolvendo esse trabalho há algum tempo e agora chegamos a um momento crucial. A gestão municipal tem atuado de forma integrada para garantir o sucesso da iniciativa, envolvendo diversos órgãos da Prefeitura e fortalecendo a comunicação com a população”.

Com essa mobilização, o Recicla Manhuaçu avança na direção de uma gestão ambiental mais eficiente e socialmente inclusiva, beneficiando tanto a cidade quanto os catadores de materiais recicláveis.

 

 

Teo Nazaré – Cidade Total