Reforço na equipe da UPA e força-tarefa para vacinação contra a gripe influenza em Timóteo

A secretaria de Saúde de Timóteo anunciou uma série de medidas de enfrentamento ao vírus da gripe influenza. A primeira delas é a realização nesta quinta-feira, 30 de dezembro, de uma força-tarefa para reforçar a vacinação contra a gripe influenza. A vacinação ocorrerá de 8h às 12h no Centro de Saúde João Otávio (Avenida 20, nº 136), no Bairro Olaria II. A vacinação é exclusivamente contra a gripe.

Além da campanha deste dia 30 no Centro de Saúde João Otávio, o Município irá prorrogar a vacinação contra a influenza até o dia 28 de janeiro de 2022 nas unidades de saúde da Sede, Alegre, Ana Moura, Ana Rita, Cachoeira do Vale, Limoeiro, Primavera, João XXIII e Timotinho.   Dessa forma quem ainda não recebeu a dose da vacina neste ano de 2021 pode procurar o Centro de Saúde João Otávio nesta quinta-feira ou as unidades de saúde mencionadas a partir de segunda-feira, dia 3 de janeiro.

Para os casos de urgência, pessoas com sintomas gripais fortes, devem procurar a UPA Geraldo dos Reis Ribeiro, no Bairro Primavera, ou o Hospital e Maternidade Vital Brazil, no Timirim. Em face do aumento considerável de casos da gripe influenza, as duas instituições reforçaram as respectivas equipes para o atendimento aos moradores que tenham casos graves da doença.

Os cuidados para evitar a influenza são semelhantes aos da Covid-19 como o uso de máscara cobrindo o nariz e a boca, evitar aglomeração, lavar as mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool 70%. Em caso de sintomas gripais leves o indivíduo deve tomar bastante água para ajudar a hidratar o corpo e expulsar o vírus.

O grande desafio nesse momento, com a demanda elevada, é que o tempo de espera para atendimento de casos mais graves na UPA e no HMVB também aumentou. “È importante salientar que temos um protocolo a seguir onde as urgências e emergências têm prioridade. Então, pedimos a todas as pessoas que tenham responsabilidade pensando na família, nas crianças e nos idosos. Vamos continuar com as medidas protetivas e, assim, evitar a transmissão do vírus”, enfatizou o secretário de Saúde Eduardo Moraes.

 

Fonte: ASCOM Timóteo