Sala da Mulher é inaugurada na Delegacia de Espera Feliz

A Delegacia de Polícia de Espera Feliz inaugurou, nesta sexta-feira, 07, a Sala de Acolhimento às Mulheres. Um espaço especialmente projetado para oferecer um atendimento mais humanizado e acolhedor às mulheres dos municípios de Espera Feliz, Caiana e Caparaó.

Com um ambiente reservado, confortável e seguro, a sala tem como principal objetivo proporcionar um atendimento sensível e especializado para aquelas que necessitam de apoio da Polícia Civil de Minas Gerais. O local foi planejado para garantir um atendimento digno e respeitoso, reduzindo a revitimização e tornando o processo mais acolhedor. Entre as principais características e serviços oferecidos, destacam-se:

Ambiente humanizado e, espaço pensado para transmitir acolhimento e segurança, com decoração suave e mobiliário confortável. Oferece também um local para a Oitiva reservada. A vítima poderá relatar os fatos com privacidade e, em um ambiente menos hostil, sem a presença de terceiros que não estejam diretamente envolvidos no atendimento.

A sala oferece o Cantinho Kids dedicado às crianças, que acompanham suas mães, proporcionando um ambiente lúdico e, bem tranquilo para minimizar impactos emocionais, além do atendimento especializado, com profissionais preparados, para ouvir e orientar as mulheres de forma sensível e respeitosa, garantindo um atendimento empático e eficiente. Quando necessário, a equipe poderá orientar a mulher sobre medidas protetivas, atendimento psicológico e outras redes de apoio.

A Sala de Acolhimento reforça o compromisso da 34ª Delegacia de Polícia Civil de Espera Feliz e da PCMG, no combate à violência contra a mulher, oferecendo um espaço digno para escuta, acolhimento e proteção.

Participaram do evento diversas autoridades locais, servidores da Polícia Civil, Polícia Militar, membros do CONSEP local, Bombeiros Militares, Polícia Penal, prefeitos, vereadores, promotor de justiça da Comarca e sociedade civil, os quais juntos cooperaram para a realização do espaço.

Em seu pronunciamento, o Delegado Regional de Manhuaçu, Dr. Almir Lugon, também representando o chefe do 12º Departamento de Polícia , Dr. Gilmaro Alves celebrou a inauguração da Sala de Acolhimento, como símbolo do compromisso comunitário em transformar a realidade. Parabenizou a Delegada, Paula Franco Gonçalves e, a equipe da 34ª Delegacia de Polícia Civil de Espera Feliz, além de todas as instituições públicas e privadas, pelo empenho na realização do projeto. Ressaltou a importância da união de esforços entre sociedade e instituições, para proporcionar proteção, dignidade e esperança às vítimas, para servir à população com excelência e eficiência.

A Delegada Paula Franco (Espera Feliz), expressou sua alegria pela inauguração da Sala de Acolhimento, destacando-a como um marco no atendimento humanizado às vítimas de violência doméstica. Agradeceu a colaboração do Conselho de Segurança Pública de Espera Feliz, bem como o dedicado trabalho de sua equipe, reafirmando o compromisso da Delegacia e da Polícia Civil de Minas Gerais, em acolher e proteger as mulheres da Comarca. A 34ª Delegacia de Polícia fica na  Rua Dr. José Paixão, nº 933, Santa Inês, Espera Feliz. Qualquer informação, basta ligar para telefone: (32) 3746-1184.