Saúde reforça combate à dengue e demais arboviroses nas regionais de Timóteo

Entretanto, o setor alerta: se a população não fizer a sua parte o município corre o risco de enfrentar uma epidemia

 

Em Timóteo, o trabalho dos Agentes de Combate à Endemias (ACE´s) foi redobrado no enfrentamento aos focos e proliferação do mosquito transmissor da dengue, febre amarela, Chikungunya e zika. Em função do elevado índice de infestação apontado pelo último LIRAa (Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti) o Comitê Municipal de Enfrentamento às Arboviroses definiu diversas estratégias e medidas para a prevenção e combate a essas doenças.

Uma delas foi o zoneamento de atuação dos ACE´s que estão todos os dias nas respectivas áreas de abrangência das regionais da cidade fazendo visitas in loco nas residências e busca ativa de focos do mosquito. Nesse período chuvoso o trabalho foi intensificado com manejo mecânico, eliminação de depósitos de larvas, ou seja, os ACE´s vistoriam o interior e parte de fora das casas, eliminam os possíveis criadouros, promovem educação em saúde e conscientização junto aos moradores, além da coleta de larvas para identificar a positividade e volume de larvas.

Integrantes do comitê também têm se reunido com as associações de moradores dos bairros solicitando apoio para conscientizar os vizinhos sobre os cuidados a serem adotados. As ações de educação em saúde também são trabalhadas nas salas de espera das UBS e nas escolas da rede pública.

Nos locais com maior incidência como foi apontado nos bairros Novo Horizonte e Bela Vista – onde inclusive foi realizado recentemente um mutirão, está sendo aplicada nebulização a Ultra Baixo Volume (UBV) que consiste na dispersão de inseticida para atingir o Aedes aegypti.

Mais um mutirão

Também estão sendo identificados nos bairros os lotes vagos que têm recebido entulhos e materiais inservíveis. Nesse caso, além das ações do pessoal da saúde, os proprietários estão sendo notificados a promoverem a limpeza de seus lotes.

Com a identificação de índices elevados a Secretaria de Saúde está organizando forças-tarefas para o enfrentamento ao mosquito. Esse é o caso do bairro Ana Moura que vai receber um mutirão de limpeza no próximo dia 14, haja vista que foi identificado um alto índice de infestação de focos do Aedes aegypti.

Como o setor de saúde vem alertando de forma incisiva a participação dos moradores é fundamental no combate à dengue e demais arboviroses, haja vista que a maioria dos criadores de focos do mosquito são encontrados dentro das moradias.

O Comitê Municipal de Enfrentamento às Arboviroses esclarece que os moradores devem redobrar os cuidados com a limpeza, descarte de inservíveis, cuidados com plantas e com depósitos de água a nível do solo. O período chuvoso e o calor intenso são condições propícias para a eclosão dos ovos do mosquito e se a comunidade não fizer a sua parte, o município corre o risco de enfrentar uma epidemia.

 

Fonte: ASCOM Prefeitura de Ipatinga