Assinatura de termo de cooperação busca fortalecimento de cooperativa de catadores de Manhumirim
A Cooperativa Aguapé, de Manhumirim, assinou um termo de colaboração com a ANCAT – Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis para o desenvolvimento de atividades que visem fortalecer os aspectos gerencial, administrativo, operacional e associativo da cooperativa, garantindo eficiência nos resultados almejados com a coleta seletiva. A organização participou de um edital de seleção e foi aprovada para participar do Programa Reciclar Pelo Brasil.
O Programa Reciclar Pelo Brasil foi criado em 2017 pela Cervejaria Ambev e Coca-Cola Brasil e possui hoje outros parceiros como Nestlé, Vigor, Dr. Oetker, entre outros com objetivo de agir de forma conjunta para fortalecer associações e cooperativas de catadores em diversas regiões do País.
O programa faz parte da estratégia do setor empresarial no cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos e a parceria reforça o compromisso das empresas com o meio ambiente e a sustentabilidade de suas embalagens, temas prioritários comuns em suas agendas de investimento. A ANCAT não apenas coordena e opera o programa nas cooperativas, mas é responsável por representar os catadores nas tomadas de decisão sobre os investimentos, fundamental na governança de uma plataforma com objetivos sociais, ambientais e econômicos.
Com a assinatura do termo de colaboração, a partir de agora a cooperativa de catadores de Manhumirim receberá assistência técnica e capacitação por técnicos da ANCAT para que amplie sua eficiência produtiva, logística e de gestão, colaborando assim novas oportunidades de inserção no mercado da logística reversa. A partir da elaboração de um diagnóstico, o empreendimento também receberá investimentos para melhoria de infraestrutura e que irão elevar o nível de organização e de produção dos catadores e consequentemente o aumento de renda.
A Cooperativa Aguapé atua desde 2007 em parceria com a Prefeitura e é pioneira na região no serviço de coleta seletiva com inclusão produtiva de catadores. A coleta seletiva em Manhumirim já atende mais de 90% da área urbana e também algumas localidades da zona rural com a instalação de PEV – Ponto de Entrega Voluntária construído por ação socioambiental da OLAM, uma grande empresa cafeeira instalada na cidade.
Fonte: Amarildo Teixeira