Flexibilização: Comércio de Manhuaçu volta a abrir na quarta-feira
Após a reunião virtual do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, realizada no último sábado (18/07), a Administração Municipal decidiu flexibilizar para a reabertura do comércio. Nesta segunda-feira (20/07), durante coletiva de imprensa com o Secretário Municipal de Fazenda, Claudinei Domingues, foram repassados mais detalhes sobre a decisão de reabertura e regras que devem ser seguidas pelos comerciantes.
Além de membros da imprensa local, participaram o vice- prefeito, Renato da Banca, secretários municipais, vereadores e um grupo de comerciantes que luta para o retorno de suas atividades.
Ficou definido que haverá a flexibilização das ações de combate à Covid-19 no município,mas com a participação dos comerciantes seguindo as regras que serão impostas, através de um Decreto que será elaborado. Também assinarão um TAC(Termo de Ajustamento de Conduta) e, aqueles que infringerem as normas terão o estabelecimento interditado.
A reabertura será de forma gladual, no horário de 12h às 18h. Depois de uma semana, será feita uma avaliação se amplia ou se retroage, a partir do aumento ou redução de casos de pessoas infectadas.
Será distribuído um cartaz contendo as algumas orientações consideradas relevantes. Dentre elas, os funcionários e clientes deverão utilizar máscaras de tecido ou descartável, uso do álcool em gel visível para utilização, espaçamento lateral deve ser de 2,0 m por pessoa e, quando houver excesso de clientes , deverá ser feita uma fila no exterior da loja, observando o espaçamento de 2,0 m.
Cita ainda que, a cada atendimento, o funcionário deverá higienizar as mãos com água e sabão ou solução alcoólica a 70% e, funcionários dos grupos de risco que não podem operar em teletrabalho devem ser acomodados em ambientes de maior distanciamento social.
Domingues avalia que, embora esse tempo de instabilidade do comércio, não houve nenhum pedido de fechamento de empresas. “Pelo contrário, já tenho pedido de abertura de mais oito empresas em Manhuaçu. Vamos trabalhar com a fiscalização realizando a conscientização das pessoas, para usarem máscara e álcool em gel. São medidas que precisam ser adotadas, a fim de evitar propagação da doença”,detalha Claudinei Domingues.
Texto: Eduardo Satil