Governo de Minas paga hoje 2ª parcela do salário de julho e anuncia cronograma para acerto om o funcionalismo até 2020
A Secretaria de Fazenda de Minas Gerais informou que está antecipando para esta quarta (21) e sexta-feira (23) o pagamento da segunda (e última) parcela dos salários dos servidores do Poder Executivo referente ao mês de julho. A quitação estava programada para ocorrer no dia 27 de agosto.
Pela nova escala divulgada, nesta quarta feira recebem a segunda parcelamento de pagamento os servidores da Segurança Pública. Já na sexta-feira, dia 23, recebem a segunda parcela os servidores das demais áreas do governo de Minas. A primeira parcela foi paga no início do mês, na semana do dia dos Pais, para todos os servidores, também de forma antecipada.
Segundo o governo de Minas, os pagamentos serão feitos, em ambos os casos, a ativos, inativos e pensionistas. De acordo com a pasta, a medida veio em atendimento de solicitação do governador Romeu Zema (Novo) e só foi possível graças às ações conjuntas do Tesouro Estadual, responsável pela gestão do fluxo de caixa, e da Receita Estadual.
Cronograma para acerto
O Governo de Minas definiu um cronograma para retomar a normalidade no pagamento dos servidores do estado. Caso seja bem sucedida a operação financeira que está sendo negociada pelo Estado e cuja conclusão é esperada para o próximo mês de novembro, o Poder Executivo disporá do seguinte cronograma de pagamentos, válido para todos os servidores: O pagamento do salário no 5º dia útil a partir de dezembro de 2019; e o pagamento integral do 13º salário de 2019 no dia 21 de dezembro do mesmo ano.
Agora, caso a operação financeira não seja concluída em tempo hábil ou não seja bem sucedida, o Governo definiu outro cronograma, válido para os servidores da área de Segurança Pública. O Pagamento relativo a novembro de 2019 será feito no 10º dia útil de dezembro, em parcela única. E a partir daí, mês a mês o pagamento será feito no sétimo dia útil até o mês de Abril, quando será restabelecido o pagaemento no 5º dia útil. Já o 13º de 2019 será quitado em três parcelas de valores iguais em dezembro deste ano e, janeiro e fevereiro do próximo.
Em relação à recomposição de perdas salariais inflacionárias, o Governo se compromete a manter diálogo permanente com as representações dos servidores visando seu atendimento, considerando a atual realidade financeira de Minas Gerais e o Programa de Recuperação Fiscal do Estado. Um cronograma de reuniões mensais para atualizar servidores foi agendada, sendo a próxima no dia 16 de setembro.