Grupo de estudos da UFV prepara o 1º dia do Cafeicultor das Matas de Minas
O Grupo de Estudos em Cafeicultura (CoffeeTec UFV) promoverá, no próximo dia 23, o 1º Dia do Cafeicultor das Matas de Minas. O evento tem como objetivos aproximar o produtor rural da Universidade e promover troca de experiências e conhecimentos sobre cafeicultura. Para isso, o evento contará com palestras, mesa-redonda e ciclo de minicursos.
As inscrições para produtores são gratuitas e serão realizadas no dia do evento, das 7h15 às 8h, no auditório da Biblioteca Central do campus Viçosa. Já os estudantes devem se inscrever presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13h40, na sala 5 do subsolo do Departamento de Agronomia (DAA). Serão ofertadas 25 vagas para estudantes, 10 delas destinadas àqueles em vulnerabilidade econômica.
Mais informações sobre a programação podem ser conferidas na página do Facebook e Instagram do CoffeeTec UFV.
Semana Internacional do Café
Enquanto isso, começa nesta quarta-feira (20/11) e prossegue até o próximo dia 22, no Expominas, em Belo Horizonte, a Semana Internacional do Café (SIC), principal evento nacional da cadeia produtiva da cafeicultura. No estande do Governo de Minas, o visitante encontrará programação diversificada, com plantão técnico e informações sobre a cafeicultura no estado.
Presente desde a primeira edição, em 2013, o Estado traz como uma das novidades, em 2019, a participação de startups. Elas se credenciaram para usar a infraestrutura do estande institucional, como forma de apresentar soluções tecnológicas inovadoras para a cafeicultura.
O café é um dos principais produtos do agronegócio mineiro e quem passar pelo estande do Governo de Minas vai conhecer os detalhes dessa produção – tamanho das lavouras, localização, número de produtores envolvidos com a atividade, aromas e sabores de cafés característicos de cada região.
O mapeamento dos cafezais de Minas Gerais foi realizado de 2016 a 2018, e obteve informações precisas sobre o tamanho e a distribuição geográfica da produção no estado, com base na área plantada em 451 municípios produtores de café. O estudo foi realizado pelo Governo de Minas, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemge), Fundação João Pinheiro (FJP) e da Seapa e as instituições vinculadas Emater-MG e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas (Epamig).
A SIC é uma realização do Governo de Minas, por meio da Seapa e da Codemge, em parceria com o Sistema Faemg, Café Editora e Sebrae-MG.