Manhumirim sedia III Festival dos Cafés Especiais organizado pela OPCEM
Produtores rurais, expositores e torrefadores de toda a região marcaram presença e movimentaram a Terceira edição do Festival dos Cafés Especiais de Manhumirim. Organizado pela OPCEM – Organização dos Produtores de Cafés Especiais de Manhumirim -, o evento foi realizado na Praça Padre Júlio Maria, no espaço do Mercado Coisas da Terra, bem no centro da cidade.
O Festival foi realizado na sexta-feira (15/11) e contou com o apoio de várias empresas para a sua realização em mais essa edição, entre elas Biscoitos Elite, Fertisolo, Cresol, Copa Café, Câmara dos Cafés e o Conselho das Matas de Minas. ” O evento é voltado aos cafeicultores com o objetivo de incentivar a cultura cafeeira, dando maior valor aos cafés especiais produzidos em Manhumirim e região. O festival realizado todos os anos com sucesso. serve de atração aos consumidores, e para divulgação dos cafés de destaques em sabor e aroma”, destacou Eleci Teles, um dos organizadores do evento.
Segundo Eleci Teles, os grãos de qualidade superior do produto, possuem maior valor agregado devido ao processo do cultivo, colheita e beneficiamento diferenciados. O café especial é diferenciado em valores, por ser um produto artesanal. Desta vez, o evento não foi diferente, com participações de produtores de vários lugares da região expondo suas marcas e destacando cafés especiais e de qualidade.
O Festival dos Cafés Especiais de Manhumirim teve início em 2017 e, em sua primeira edição, com a participação de apenas quatro produtores. “Hoje somam-se dezesseis no município, e isto muito nos alegra. O que na verdade precisamos é que o poder público de modo geral, olhe com mais carinho pelos produtores, principalmente dos cafés especiais. Os gastos para manter este produto, desde a sua colheita e preparo, são altos, e precisa deste apoio, o que infelizmente eles não tem”, chamou a atenção Eleci.
A Organização dos Produtores de Cafés Especiais de Manhumirim realiza dos eventos do tipo por ano e o próximo já está agendado para março de 2020. “A cada dia que passa os produtores melhoram a qualidade de seus produtos, se informando e qualificando, para colocar no mercado um café de qualidade. Esses eventos são justamente para orientar o consumidor e fazer a divulgação dos nossos cafés que são a riqueza de nossa região”, concluiu Eleci Teles.
Confira mais fotos do evento:
Texto: Téo Nazaré
Edição: Júlio Oliveira