100 anos do rádio no Brasil: data que merece uma homenagem
Mesmo após a chegada de novas tecnologias, a radiodifusão resistiu e se adaptou, tornando sempre presente na vida dos brasileiros.
O mês de setembro foi marcado por grandes comemorações para o rádio, especialmente neste ano de 2022 onde se comemora o centenário do rádio no Brasil.
O primeiro conteúdo veiculado por rádio no Brasil, aconteceu oficialmente em 7 de setembro de 1922, nas comemorações do centenário da Independência do País, com a transmissão do discurso do então Presidente da República, Epitácio Pessoa. Já a primeira emissora brasileira foi a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada em 1923 pelo antropólogo e educador Edgard Roquette-Pinto, considerado o pai da radiodifusão no Brasil. Por isso, o dia 25 de setembro, dia do nascimento de Roquete, foi escolhido como o “Dia Nacional do Rádio”.
Na década de 1950, o rádio viveu a “Era de Ouro” com as radionovelas, as grandes performances de intérpretes da Música Popular Brasileira e a cobertura jornalística da Segunda Guerra, feita pelo programa jornalístico Repórter Esso.
Ao longo das décadas houve avanços tecnológicos, profissionalização do rádio, maiores possibilidades interativas com o público, passando então das emissoras locais às grandes redes via satélite. Dessa forma, a prestação de serviço, com o imediatismo do rádio, ganhou mais espaço.
Atualmente é muito usado o modelo de transmissão de áudio via internet, gerando áudio em tempo real, onde as emissoras de rádio transmitem a mesma programação pelo meio convencional e também via streaming, conseguindo desta forma a possibilidade de alcance global na audiência.
Sempre acompanhando o avanço tecnológico do rádio, a Playlist Software Solutions, empresa situada em Ipatinga/MG que já possuí 27 anos no mercado, compreende a importância deste veículo e através da automação de programas busca profissionalizar e melhorar a qualidade das transmissões. Hoje a empresa possuí softwares desde o auxílio no dia a dia das emissoras a softwares que agilizam a transmissão ao vivo de conteúdos distintos para diversas plataformas, fazendo com que esse meio seja ainda mais democrático e acessível a todos os brasileiros.
Em seu centenário, podemos afirmar com certeza: O rádio está sempre em evolução, sempre moderno, mais vivo e mais presente do que nunca!
Texto: Sabrina Fonseca