2º fórum setorial da Lei Paulo Gustavo é realizado em Manhuaçu

Com o objetivo de ouvir as propostas do setor cultural de Manhuaçu para a construção do plano de ação da Lei Paulo Gustavo, foi realizado na quinta-feira (22), no salão da Apae, o segundo fórum setorial. O plano é para viabilizar os recursos previstos para Manhuaçu, que podem chegar a R$ 785 mil reais.

O evento, que é uma iniciativa da Secretaria em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Manhuaçu (CMPC), o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Manhuaçu (COMPAC) e assessoria do Instituto Por elas, contou com apresentações de assistidos da Apae apoio do professor Marco Poubel, do Instituto Por Elas.

“Nós temos trabalhado para reerguer o cenário cultural em Manhuaçu, dando apoio às manifestações dos artistas, a festas e outros eventos, inclusive reestruturando conselhos envolvidos com o assunto, como o de Políticas Culturais. Estamos trabalhando para voltar com o conselho municipal de turismo, para que o município volte a receber o ICMS turístico. O nosso município tem um potencial enorme e a Prefeita Imaculada está nos dando todo o suporte e tem nos cobrado isso”, destacou Daniel Vieira, Secretário de Cultura e Turismo.

Cadastro
Na ocasião foi relembrado que os agentes culturais devem preencher o cadastro disponibilizado pela prefeitura em modo online, com o objetivo de dar suporte na construção das políticas culturais municipais e facilitar a comunicação para a elaboração dos editais da Lei Paulo Gustavo.

Devem se cadastrar agentes culturais do município (pessoas físicas, empresas, entidades do terceiro setor e coletivos) sediados e atuantes em Manhuaçu. Os formulários podem ser acessados neste link https://abre.ai/gjXG ou em www.manhuacu.mg.gov.br

SECOM Prefeitura de Manhuaçu

 

Segundo Fórum da Lei Paulo Gustavo aconteceu no Salão Nobre da APAE de Manhuaçu.
[17:12, 23/06/2023] Teo: Nesta quinta-feira (22) aconteceu em Manhuaçu MG o segundo fórum setorial sobre a Lei Paulo Gustavo (LPG), com duas lindas apresentações de dança e dublagem pelos alunos, o evento teve inicio às 16 horas com muitos participantes no salão da Apae (Rua Gorete Guimarães, s/nº, São Vicente). Os recursos que estão previstos para Manhuaçu podem chegar a R$ 785 mil reais.

Secretário de Cultura e Turismo de Manhuaçu, Daniel Vieira, iniciou as falas falando sobre a parceria firmada com o Palestrante e represente do “Instituto Por Elas” Marco Poubel, responsável pelo desenvolvimento do Projeto.

Neste segundo encontro, foram formados grupos de trabalho, com o apoio do professor e Marco Poubel, do Instituto Por Elas, onde os participantes fizeram proposições para a implementação da LPG em Manhuaçu, que servirão de base para elaboração de um plano de ação que, após aprovado pelo Governo Federal, garantirá a liberação dos recursos para o município.

O Diretor de Patrimônio Público Fabrício Santos, falou sobre a importância dos participantes interessados, abraçarem o projeto com carinho, porque é uma grande chance de desenvolvermos uma cultura de qualidade na cidade.

Poubel ouviu os representes de Associações e desenvolvedores de Artes como o áudio visual, músicos, grupos de teatros, danças e outros movimentos culturais que atuam em Manhuaçu.

O evento foi uma iniciativa da Secretaria em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Manhuaçu (CMPC), o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Manhuaçu (COMPAC) e assessoria do Instituto Por elas, tendo como objetivo compreender as demandas da sociedade civil, em especial a classe do setor de audiovisual, com relação à implementação da LPG em nosso município.

Lei Paulo Gustavo

Lei Complementar nº 195 de 8 de julho de 2022, chamada de Lei Paulo Gustavo, é em homenagem ao ator e humorista que morreu em 2021, vítima de Covid-19. A lei foi pensada para apoiar o setor e socorrer os trabalhadores da cultura, que foram duramente atingidos pela Covid-19.