Atração do Caparaó abre festival “Música na Floresta” do Casa Laboratório
Começa nesta sexta-feira (25/06), o “Festival Festa na Floresta”, organizado pela produtora Espaço Cultural Casa Laboratório e que será no formato online, devido as restrições impostas pela pandemia do Novocoronavírus.
Para abrir a série de apresentações, a atração desta sexta-feira às 21hs, será o show “Caparaó”, da cantora e compositora Eloá Eler, que faz referência à memória e ancestralidade das montanhas da região do Caparaó, onde nasceu a cantora, no lado Capixaba.
Caparaó é um show autoral, uma apresentação voltada para criar paisagens sonoras em que o mato, o rio, a cachoeira, os sacis, entre outras entidades da natureza, não são apenas ditas, como também sentidas.
O “Festival Festa na Floresta: artes para promover diálogos com a natureza”, de iniciativa da Casa Laboratório prevê várias atrações musicais, de cinema, teatro, debates, desenhos e designer, que estarão em destaque durante os dias do evento, com datas e horários de cada uma das apresentações sendo divulgadas na semana de realização.
A iniciativa tem como objetivo apresentar, através das produções, temas para estabelecer uma reflexão a respeito da importância das florestas na natureza e a preservação da memória dos povos originários da região e do mundo, utilizando como ferramenta de comunicação e acesso, as artes vivas do corpo.
Na parte musical, o ”Festival Festa na Floresta” destaca vozes femininas que sempre estiveram conectadas à natureza do mundo e para celebrar as florestas. Estarão reunidas quatro potências sonoras espalhadas pelo Brasil, a fim de instaurar na Região do Vale do Aço um espaço de reparo e escuta a todas as existências vivas que compõem a natureza. Durante cinco dias, as vozes das artistas Brisa Flow, Kaê e Nari Farias, além da atração de abertura nesta sexta-feira, Eloá Eler, ecoarão para todos.
As apresentações serão feitas online através da página do Youtube do Casa Laboratório (@casalaboratoriomg) e também através do site cidadetotal.com na aba TV Cidade Total. A produção do Casa Laboratório destaca que os vídeos serão disponibilizados apenas no horário marcado de exibição e serão retirados do ar logo após a seção. A ideia é fidelizar o público, como se fosse mesmo uma sala de cinema ou teatro.
Texto: Júlio Oliveira / Cidade Total