Café, Música & Poesia abre as comemorações dos 10 anos da ACLA-MG

O Centro Cultural, anexo à Biblioteca Pública Municipal de Manhuaçu, recebeu neste mês de outubro o programa “Café, Música & Poesia”. A iniciativa, coordenada pela estilista Rita Santos, teve como objetivo marcar as comemorações dos 10 anos da ACLA-MG – Academia de Ciências, Letras e Artes de Minas Gerais”. Outros inúmeros eventos culturais estão sendo preparados para comemorar a data.

A manhã do sábado (12/10) foi escolhida para o “Café, Música  Poesia” e foi bastante descontraída com trocas de conhecimentos, experiências, declamações de poesias, apresentações musicais e teatrais e contação de histórias. Também foi realizada uma exposição das obras da confreira e escritora  homenageada, Sra Beatriz Zappallá Pimentel. O evento terminou com uma confraternização entre os acadêmicos e o público presente.

Na ocasião, a escritora e poetisa Sra Beatriz Zappalla Pimentel, apresentou suas obras e contou a sua emocionante história de vida no campo e na cidade, com memórias dos tempos de sua lida na fazenda Potyretá junto aos familiares, lembranças, carregadas para sempre no coração, e que estão relatadas em suas obras escritas.

A vice-presidente da ACLA/MG, Dama Comendadora e poetisa Grazielle Santos Sabino, com brilhantismo e muita sabedoria, fez a leitura de alguns textos de sua autoria, homenageando a escritora Sra Beatriz Zappalla com a poesia “Obra Inspiradora”. A aluna da Central das Artes, Sra Mariinha, recitou o poema “Colorindo a Vida”, finalizando sua participação com a poesia “Serelepe” em referência ao “Dia das Crianças”.

O Acadêmico Fundador e Efetivo da ACLA/MG, Artista plástico e professor, Fábio Santos, explanou sobre a necessidade de realizar mais eventos culturais como o “Café, Música & Poesia” e incluir àqueles que menos têm acesso a essas programações. Enfatizou também sobre as contribuições da Academia para a cidade nesses 10 anos, tanto nas áreas sociais quanto nas culturas e artísticas. Finalizando, informou que a Central das Artes Família Santos está há 20 anos descobrindo, desenvolvendo e aprimorando talentos em toda região. O Presidente da ACLA/MG, Comendador Fabrício Santos, em sua explanação, falou sobre o que é a Academia, fazendo um relato do que foram estes 10 anos de fundação.

Entre os convidados no evento estavam as alunas do projeto da Fumaph. O Acadêmico, Rômulo Santos, com o violão e voz e suas magníficas interpretações, deu um brilho a mais no evento, entoando lindas canções de grandes artistas da Música Popular Brasileira.

Entusiasmada com o resultado da iniciativa, a coordenadora do evento Café, Música & Poesia, estilista Rita Santos, ressaltou a importância de enaltecer os “talentos e filhos da terra” e sobre difundir a cultura entre as pessoas que têm menos acesso, de forma descontraída e mais participativa. Rita Santos, sempre priorizou crianças, jovens e mulheres, mostrando o valor que cada um tem dentro de si, e que pode ser colocado para fora, em forma de arte, e com isto, galgar seus espaços nas concorrências da vida. Segundo a estilista, “Deus nos capacita, e nós temos que aperfeiçoar aquilo que nos é dado de presente para nossa própria sobrevivência, o dom. Muitos tem dificuldades de captar esta grande graça”, completou.

Texto: Teógenes Nazaré / Cidade Total

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.