Comissão da 54ª Subseção realiza palestra nas escolas
Com o objetivo de fortalecer os laços e mudança comportamental, a Comissão da 54ª Subseção da OAB\Manhuaçu, em parceria com a Superintendência Regional de Ensino está realizando palestras educativas nas escolas.
A abordagem sobre Bullyking está sendo de forma bastante clara, para os alunos entenderem a responsabilidade que têm diante do cometimento de intimidação, mediante violência física ou psicológica de forma intencional, repetitiva e sem motivação, conforme a Lei 14.811\24 que define o bullying. A Lei do Bullying 13.185/2015, destaca no artigo 4º que, as escolas devem promover a conscientização, prevenção e combate ao bullying por meio da implementação de ações educativas, planos de prevenção e políticas de combate a essa prática.
O trabalho é desenvolvido pelo Núcleo de Acolhimento Educacional, formado pelo psicólogo, José Geraldo e a assistente social, Glenda Miranda, que realiza todo o levantamento nas escolas e, em seguida a demanda é trabalhada com a realização de palestras, que abordam vários temas com os alunos. Os Núcleos de Acolhimento prestam apoio social, educacional e de saúde no interior. Em Manhuaçu, a parceria tem acontecido com a 54ª Subseção da OAB.
O objetivo das ações é sensibilizar estudantes e comunidade escolar, a fim de criar um ambiente saudável para todos, além da conscientização sobre a prática do bullying e que poderão ser responsabilizados na área Cível e Penal pelos seus atos. O presidente da Comissão OAB na Escola, Dr. Giovani Romualdo explica, que tem levado a mensagem bem transparente, quanto ao comportamento que precisam ter e, as leis que estão ai para serem respeitadas e cumpridas. O palestrante relata que, na tarde desta segunda-feira, 01, o evento na Escola Estadual Maria de Lucca Pinto Coelho, que contou com aproximadamente 80 alunos e, na tarde desta terça-feira, 02, na Escola Estadual, Antônio Wellerson, com a Dra. Andreia Duarte, teve a participação de 70 alunos e bom resultado. “Essa é uma parceria estabelecida, para uma conscientização. Nas duas escolas por onde passamos, a palestra teve boa repercussão e bem receptiva pelos estudantes. Mostrei a eles que, o bullying é algo sério, que cabe responsabilidade Cível e Penal traz consequência para a quem pratica, bem como à família. Repassar informações e partilhar experiências tem sido o trabalho diário da Comissão OAB na Escola.”, destaca Dr. Giovani Romualdo.
Eduardo Satil