Reportagem em vídeo: Instituto Musical Mozart, revelando talentos

Tradicional escola de Música em Manhuaçu, o Instituto Músical Mozart, fundado em 05 de agosto de 2002, tem sob sua direção Cátia Ricieri Radael Gomes de Souza e Fabiana Ker Lopes.

A entidade, que tem como finalidade contribuir na construção de valores éticos e profissionais através da educação musical, vem revelando grandes talentos em vários estilos. Prova disso, é a classificação de vários alunos em renomados programas da TV brasileira.

No último recital de 2019 os alunos mostraram com muito profissionalismo e talento tudo que aprenderam em pouco tempo de aulas, mostrando a capacidade dos mestres da música que ali atuam.

A equipe atuante no Instituto Musical Mozart  é coordenada pela pianista e professora Cátia Ricieri e direção de Cássio Souza. Os estilos variam desde a música clássica à popular, com os professores compartilhando com alunos, além dos conhecimentos profissionais, também o crescimento pessoal, os valores e amizades.

Segundo os diretores, o estudo da música e a excelência em praticá-los e leciona-los, são conquistados principalmente por aqueles que são movidos por algo maior, algo que transcende as salas de aula e chega ao convívio familiar e social. “É movida por diversos sonhos que a equipe do Instituto Musical Mozart deseja ampliar nas pessoas com os diversos níveis culturais, provocando maior musicalidade e conhecimento através da educação musical”, destacam.

Assista a reportagem com Teógenes Nazaré sobre o trabalho desenvolvido pela escola de música e o último recital:

Atualmente o Instituto conta com professores que lecionam com muito carinho e dedicação os cursos que disponibilizam. São eles.

Cátia Ricieri Radael Gomes de Souza:

Piano, Teclado, Teoria e Percepção Musical e Solfejo.

Formação: Curso Técnico em Piano Clássico com habilitação em: Técnica Pianística, Teoria Musical, Percepção Musical, Canto Coral, Prática de Conjunto, Música de Câmara, Harmonia Vocal (tradicional) e Instrumental; Ritmo e Som; Folclore, História da Música, Prática Coral, Solfejo e Música Popular Brasileira pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro.

Superior: Pedagogia (Habilitação em Inspeção escolar e Matérias pedagógicas do magistério) – FADILESTE –(ex FAFIMA) Reduto-MG.

Complementar: Complementação Pedagógica (Formação de Professores de 1ª à 4ª série do 1º grau) São Gonçalo (RJ) – Curso este feito em Manhumirim-MG.

Participou de vários congressos e encontros musicais, além de vários outros cursos de atualização. No Instituto Musical Mozart leciona Piano (clássico e popular), Teclado, Teoria, Percepção Musical, Solfejo e outras matérias ligadas aos cursos fundamental e técnico.

A professora Cátia, carinhosamente chamada de “Tia Cátia” é Proprietária e Diretora Pedagógica do Instituto Musical Mozart.

 

Vinícius Paulo Bragança:

Guitarra, Violão, Bateria, Contra-baixo.

Formação: Músico autodidata com especialização em MPB, Jazz, Folk, Blues, Rock, etc. Possui elevado domínio técnico da guitarra “virtuose” (sweep picking, palhetada alternada, harpejos, ligaduras, pedal points, alavanca, two hands, etc.)

Conhecimento harmônico, melódico e rítmico para violão flamenco, samba, bossa-nova, e música popular. Estudos para harmonia funcional, harmonia aplicada à música popular brasileira, compasso sincopado, improvisação, timbragem e regulagem de instrumentos e equipamentos.

Há 19 anos trabalha como músico profissional, arranjador, produtor musical, professor e técnico de som.

Atualmente está trabalhando como músico Free Lance e Professor do curso livre de Guitarra, violão popular, bateria e contra-baixo do Instituto Musical Mozart.

* Piano: Clássico, popular ou Curso livre.

* Teoria Musical: Aula individual ou em grupo.

Musicalização: A partir de 5 anos.

Violão: Aula individual ou em grupo.

* Canto: Relaxamento, impostação, dicção; Aula individual ou em grupo.

* Teclado: Aula individual ou em grupo

Bateria: Aula individual

Cavaquinho: Aula individual ou em grupo.

Baixo: Aula individual ou em grupo.

Guitarra: Aula individual ou em Grupo

Todos os cursos aplicados no Instituto Musical Mozart tem avaliação dos alunos pelo Conservatório Brasileiro de música – RJ (Opcional) e provas em Manhumirim (Conservatório Pio XII)

 

Confira agora a galeria de fotos dos eventos do Instituto Musical Mozart, com apresentação dos alunos:

Texto: Teógenes Nazaré

Edição: Júlio Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.