“Ipatinga em Movimento: Hibridus Dança transforma memória em arte no mês da Dança”

O Espaço Hibridus Ponto de Cultura convida toda a comunidade para o encerramento do projeto “Memórias em Movimento – Preservação e Celebração da Memória”, uma ação que reafirma o compromisso com a preservação da memória cultural e histórica de Ipatinga e do Vale do Aço. Este projeto, que teve início em 2024 e foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, através do Edital LPG 08/2023 – Territórios e Paisagens Culturais, chega ao seu final com eventos gratuitos que celebram a memória, a dança e a comunidade, fortalecendo os vínculos da população com sua herança cultural. Apresentação do espetáculo “ADEÓ” e Abertura da exposição “Memórias em Movimento”.

De 24 de abril a 23 de maio de 2025, o Espaço Hibridus abrirá as portas para a exposição “Memórias em Movimento”, que apresentará os cadernos de dança produzidos nas oficinas do projeto, além de registros da história do grupo Hibridus Dança. Os cadernos da exposição, são testemunhos de memórias compartilhadas pelos participantes, fortalecendo os laços entre as gerações e proporcionando uma imersão na história local por meio da dança. A visitação será gratuita. Todos os interessados devem agendar, antecipadamente, sua visita através do número 31988879761.

Ainda no dia 24 de abril de 2025, às 19h30, o público será convidado a prestigiar a apresentação do espetáculo ADEÓ, que celebra a ancestralidade e as raízes culturais do grupo Hibridus. A performance traz para o palco a essência da memória e identidade cultural da comunidade, e a força da dança como forma de resistência e celebração. Ingressos gratuitos estarão disponíveis para retirada no local, no dia da apresentação.

 

Sobre o Espaço Hibridus Ponto de Cultura

O Espaço Hibridus Ponto de Cultura tem sido um Ponto de Memória essencial para a comunidade, oferecendo atividades que resgatam, preservam e promovem o patrimônio imaterial da cidade. Realizou o projeto “Memórias em Movimento – Preservação e Celebração da Memória”, com diversas oficinas educativas e culturais como:

  • Museologia Social: Conduzida por Sávio Tarso, com ênfase na documentação e preservação da memória da comunidade.
  • Rede de Memória e Patrimônio Local: Ministrada por Leila Cunha, com foco na criação de uma rede de memória que conecta pessoas e instituições locais.
  • História da Dança no Território: Oferecida por Regina Amaral, explorando as origens e evolução da dança na região.
  • Tecnologia Social da Memória: Conduzida por Welington Silveira, com ensinamentos para criar publicações caseiras sobre as histórias locais.
  • Confecção de Livros Artesanais de Dança: Com Adriane Lima, criando livros que representam a memória da dança local.
  • Pequenos Artistas: Oficina especial com Adriane Lima, onde crianças e adultos exploraram suas identidades por meio da arte.
  • Passeio de Trenzinho: Para toda a família, proporcionando a oportunidade de reconhecer e vivenciar os espaços de memória da cidade, fortalecendo o vínculo com o patrimônio histórico e afetivo local.

O projeto contou, ainda, com apresentações culturais em parceria com a Fundação Aperam Acesita, destacando espetáculos O Rei, o pescador e o Anel, do Dama Espaço Cultural, O Homem Banda, do Circo Fool e Nossa Brincadeira de Boi, do Grupo de Teatro Farroupilha. Esses espetáculos proporcionaram à comunidade momentos de reflexão, diversão e um fortalecimento da conexão com as tradições culturais locais.

A programação ocorre no mês em que se celebra o Dia Internacional da Dança, comemorado no dia 29 de abril. Instituído em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO, este dia tem como objetivo promover o valor da dança como forma de expressão cultural e arte universal. Embora seja uma efeméride ainda recente e até pouco lembrada em muitos lugares, no Brasil, ela tem ganhado maior visibilidade nos últimos anos, especialmente com iniciativas como esta, que destacam a importância da dança na preservação da memória cultural de comunidades locais.

 

Ficha Técnica:

Curadoria: Luciano Botelho e Wenderson Godoi

Coordenação de Comunicação: Luciano Botelho

Produção Executiva: Cênika Produções

Social Media: Priscila de Paula e Gabriela Teodoro

Assistente Administrativa: Isabela Dias

Direção Técnica e Logística: Morrison Deolli

Técnica: Ighor de Paula e Massio de Oliveira

Registro audiovisual: Vídeo Plus

Design Gráfico: FiP Design

Assistente de Produção: Jany Francisca e Christiane Juliana

 

Serviço:

  • Abertura da Exposição “Memórias em Movimento”
    • Quando: 24 de abril a 23 de maio de 2025, 19h
    • Onde: Espaço Hibridus Ponto de Cultura – Av. 28 de Abril, nº 621, sala 402, JG Shopping Center, Centro, Ipatinga
    • Entrada gratuita
  • Espetáculo ADEÓ
    • Quando: 24 de abril de 2025, às 19h30
    • Onde: Espaço Hibridus Ponto de Cultura
    • Classificação: Livre
    • Ingressos: Gratuitos (retirada no local, no dia da apresentação)

Movimente-se!