Mais de 4 mil pessoas prestigiaram o CelebrArte na Fundação Aperam
Exposição Contemporâneos, que reúne obras de graffiti segue em exibição até o dia 15 de novembro
De 06 a 28 de outubro, a Fundação Aperam Acesita celebrou os 29 anos do Centro Cultural da Fundação Aperam Acesita e também os 79 anos da Aperam South America com o CelebrArte. Mais de 4 mil pessoas do Vale do Aço prestigiaram a programação especial, que contou com shows de MPB, pop, rock e teatro, cinema, exposição no Centro Cultural e no Bosque da Fundação Aperam Acesita.
O CelebrArte foi realizado como parte da 17ª Edição do ENARTCi – Circulação, uma ação conjunta da Fundação Aperam Acesita, Hibridus Dança e Governo de Minas, com o patrocínio da Aperam através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e produção da Cênika Eventos.
O Bosque da Fundação Aperam Acesita foi palco do CelebrArte entre os dias 20 e 28 de outubro, recebendo as atrações nacionais Pato Fu e 14 Bis. Shows das bandas Silver Stone, Segue o Síndico, Rock in Trio, Nós de Minas, Hitmakers, Cláudio Sá, violão e voz, além dos espetáculos de teatro infantil Ziriguidum, do DaMa; Santinhas do Pau Oco – Uma Santa Comédia também encantaram o público participante.
Já no Teatro da Fundação o CelebrArte recebeu o show Café, Sertão e Viola, de Dom Carvalho, e uma programação especial e gratuita pelo mês da criança, começando pelo Cine Cultura, com a exibição do filme do dinossauro Arlo. O ENARTCinho movimentou o Teatro da Fundação Aperam Acesita com espetáculos teatrais e de circo gratuitos para a criançada, entre 17 a 20 de outubro. Os espetáculos Lua e as estrelas, do DaMa Espaço Cultural; “Nossa Brincadeira de Boi”, do Grupo Farroupilha; “Palhaço de Casa Não Faz Milagre”, com Pedro Barroso; e “Mariana Catibiribana”, de Chrika de Oliveira, fizeram parte da programação.
Arte urbana
A exposição de graffiti Contemporâneos, lançada dentro do CelebrArte, segue em cartaz até o dia 15 de novembro, na Galeria da Fundação Aperam Acesita. A mostra coletiva apresenta a arte das ruas, reunindo trabalhos de artistas que retratam a singularidade da arte urbana no Vale do Aço. Visitação gratuita de segunda à sexta, de 8h às 11h e das 13h às 17h.
Do lado de fora do Casarão, o paredão de mais de 30 metros que faz esquina com a entrada da Portaria 2 da usina da Aperam, também ganhou um graffiti representativo, que integra a exposição. De um lado, cores, imagens e textos representam as áreas de atuação da Fundação Aperam, do outro figuram imagens do Alto-forno da usina e as metas de sustentabilidade da indústria.
Fonte: ASCOM Fundação Aperam