Manhuaçuense participa da Maratona do Rio no pelotão de Elite

Depois de um ano sem competição esportiva, devido a pandemia Covid-19, a Maratona do Rio 2021foi realizada neste domingo, 14.  O evento, que abriu novamente o calendário de corrida de rua após o coronavírus, reuniu atletas de elite que não têm limite para o esforço físico que exige a corrida de rua. A meia maratona de 21km deste domingo teve como ponto de largada e chegada o Aterro do Flamengo. Com isso, a tradicional Maratona do Rio 2021 celebra algo importante e, pela segunda vez consecutiva do Rio de Janeiro como o principal destino da América do Sul em turismo de esportes. Traz para os atletas, mais incentivo de treinos constantes e foco nas competições.

No retorno das atividades esportivas do Rio, veio a conquista inesperada para a atleta manhuaçuense, Roselânia Valentim “Rosinha”, que foi convidada por um integrante da equipe de fuzileiros navais da Marinha, que participou de meia maratona realizada em Pedra Azul (ES) , no dia17 de outubro. A corrida de trilha teve subida em degraus, descida na Rota do Lagarto. Para muitos foi uma experiência incrível, durante todo o percurso de 21km.

A atleta Roselânia Valentim “Rosinha” conta que, os atletas da Marinha perceberam seu desempenho durante a prova, superando obstáculos e sendo 1ª colocado geral. “Me fizeram o convite para eu participar da meia maratona do RJ, que aconteceu hoje (14). Aceitei na hora. Fiquei hospedada na Centro de Educação Física, Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) da Marinha do Brasil”, conta a atleta. Ela explica que fez uma avaliação de tiros com método deles, além de apresentar os resultados de provas anteriores pelas organizações de chipes (Tipos de provas, conquistas e vários pódios conquistados).

A conquista de Roselânia Valentim é atribuída ao reconhecimento e, a valorização dos treinos. “Foi muita emoção. Me senti mais motivada e hoje mais focada, para procurar melhores resultados. Sou grata, estou grata em sair na Meia Maratona do Rio, com os corredores de elite. Em 11 de novembro de 2019 comecei a correr. Me apaixonei por isso”, completa Roselânia Valentim.

Do outro lado da praia  

Outros integrantes da Equipe Superação também participaram de uma prova bastante competitiva, em Guarapari- ES, neste domingo. As atletas, Telma Gonçalves, Raquel Lacerda, Michelle de Souza e Washington Baptista percorreram 12km. Seguindo os bons costumes, os atletas subiram ao pódio. De Manhuaçu, Sidney Sales, Claudiane Coelho e Rafael de Jesus trouxeram troféus.

Agora, a equipe está preparando para o dia 29 de novembro, um evento para atletas da região em Manhuaçu.  O “ Treinão” marcará a data de 5 de novembro, em que o município completou 144 anos de emancipação. Os organizadores, Levi Batista e Washington Baptista estão trabalhando para que os participantes possam se sentir à vontade. Haverá medalhas e troféus aos primeiros colocados.

Eduardo Satil