MEC vistoria área de novo campus da UFOP em Ipatinga

Uma comitiva do Ministério da Educação (MEC) e da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) realizou, na manhã desta sexta-feira (21), uma vistoria na área onde será instalado o novo campus da instituição em Ipatinga, na antiga Suplan – No bairro Cidade Nobre. A visita contou com a presença do coordenador-geral de planejamento do MEC, Idous Pereira Albuquerque, do reitor da UFOP, Luciano Campos, e Kelisson Silva Ramos, que representou a deputada federal Rosângela Reis.

A iniciativa reforça o compromisso do governo federal e da nova administração da UFOP em expandir o ensino superior em Minas Gerais, reconhecendo o potencial acadêmico e econômico do Vale do Aço. A previsão é que os primeiros cursos tenham início no segundo semestre de 2026, mesmo antes da conclusão do prédio definitivo.

A deputada federal Rosângela Reis celebrou o avanço nas tratativas para a concretização do campus. “O reitor Luciano tem trabalhado incansavelmente para a efetivação desse sonho de termos uma universidade pública em nossa região. Ontem aprovamos o orçamento com a indicação de R$ 60 milhões para a construção do campus e, agora, vamos buscar novos recursos que atenderão tanto a sede da UFOP, em Ouro Preto, quanto o novo campus do Vale do Aço”, afirmou.

Rosângela Reis também destacou a importância da presença do representante do MEC. “A presença do senhor Idous mostra que há, por parte do governo federal, um esforço real para a realização desta obra, e precisamos reconhecer isso. Seguiremos trabalhando para integrar os governos estadual, municipal e federal até a conclusão deste processo”, finalizou a deputada.