Obras do artista plástico Fabricio Santos chamam a atenção e emocionam
As obras do artista plástico, comendador Fabricio Santos ganham cada vez mais destaque no meio cultural e sua atuação, transitando por vários estilos, recebe elogios de todos que acompanham o trabalho ou nos eventos em que participa. Percebemos esse deslumbramento de todos como nesse texto abaixo, escrito por Grazielle Sabino.
Conhecido por ser multifacetado, Fabrício Santos, que transita entre várias correntes artísticas, mais uma vez, surpreende trazendo a concepção do fractal para suas obras de artes. Os fractais além de revelarem belíssimas imagens, suas aplicações permeiam várias áreas. Uma linguagem que descreve, analisa e modela as formas ou conjuntos caracterizados pela autossemelhança (pequenas partes da imagem são semelhantes à imagem inteira) e por uma infinita quantidade de detalhes, em todas as escalas.
Aliando sensibilidade e precisão, ele traz consigo a noção de que é impossível produzir uma superfície que se estende infinitamente em todas as direções, porém tem a convicção de que poderia dar essa noção de infinito em duas formas: da extremidade ao centro ou, do centro à extremidade, indiferentemente de se a obra seria realizada em círculo ou quadrado.
Em seus esboços é possível ver linhas implícitas, diagramas e representações gráficas indicando relações matemáticas existentes. Fabrício vale-se dos detalhes, peculiaridades e irregularidades dos padrões geométricos para mostrar seu brilhantismo e versatilidade em obras cheias de significados, num processo complexo e sem arbitrariedade.
Pode-se esperar uma série de obras inovadoras, numa combinação de traços coloridos e ritmados, pingos de tinta e espirais extensas, semelhante como acontece com a natureza (que salpica as paisagens de vegetação e relevo), mas articuladas tanto pelo apelo estético quanto pela composição geométrica.
Texto: Grazielle S.S. Sabino