Projeto Escrita Criativa lança livros de alunos em saraus literários em Fabriciano

A segunda edição do Projeto Escrita Criativa: Pequenos Escritores chega à reta final nas escolas públicas de Coronel Fabriciano. Nesta semana, serão realizados dois saraus literários para o lançamento dos livros criados pelos alunos durante as oficinas. O primeiro evento será na Escola Municipal Dom Lelis Lara, nesta terça-feira (26/11), às 13h30. O segundo na Escola Municipal Vereador Paulo Franklin, na quinta-feira (28/11), às 10h. Os eventos são abertos aos alunos, pais e à comunidade.

O Projeto Escrita Criativa é uma iniciativa da escritora fabricianense e artista Roberta Rocha, da Borboleta Editora, viabilizada pela Lei Paulo Gustavo, com o apoio da Prefeitura de Fabriciano e parcerias do Grupo Gente do Céu e do Catavento Cultural. No primeiro semestre deste ano, o projeto beneficiou 60 crianças da Escola Municipal Raimunda de Coura Barcelos, no Caladinho, e mais de 100 pessoas com o sarau literário.

Sarau Pequenos Escritores

Durante os Saraus Pequenos Escritores desta semana serão lançados os livros dos 70 participantes do projeto, crianças de 6 a 9 anos, sendo 35 por escola. Nesse dia especial, os estudantes vão apresentar suas histórias e receberem os certificados. O evento ainda contará com ações de acessibilidade para incluir a participação de pessoas com deficiência.

Outra novidade é a apresentação do Grupo Gente do Céu, com um espetáculo baseado nas histórias coletivas criadas pelas crianças durante as oficinas de escrita criativa. “Vai ser um encerramento lindo, com direito a cenário, autógrafos e apresentação de teatro aberta ao público com histórias das próprias crianças”, adianta a escritora e artista Roberta Rocha.

 

 

Equipe

O Projeto Escrita Criativa é uma realização da Borboleta Editora, com apoio da Lei Paulo Gustavo da Prefeitura de Fabriciano. Roberta Rocha lidera as oficinas e a produção; e Rômulo Amaral a gestão administrativa, assistência de produção e assessoria de imprensa. Fotos e mídias sociais são de Teuller Morais e monitoria de oficinas de Jailton Laurindo. Jaydson Souza faz o registro e edição de vídeos e Ruana Rocha o design gráfico, enquanto Herlor Duarte cuida da cenografia. O projeto tem parcerias do Grupo Gente do Céu e Catavento Cultural e apoios da Galeria Olho, Casa 28 Aberta e Lizard Filmes.

 

Texto: Rômulo Amaral