Projeto Valores, Arte, Consciência e Cidadania na praça em Ipatinga

Grupo de Teatro Farroupilha e Prefeitura de Ipatinga levam atrações artísticas e culturais para o coração do bairro Bom Jardim

 

Oficina de acrobacia aérea e teatro infantil e adulto são algumas das atividades que compõem a programação do projeto Valores, Arte, Consciência e Cidadania

O Grupo de Teatro Farroupilha está anunciando uma extensa programação cultural para os próximos dias, com o programa Valores, Arte, Consciência e Cidadania, projeto que vem sendo realizado pela Trupe com o apoio da Prefeitura Municipal de Ipatinga, via Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), e do Cras3 – Bom Jardim, via emenda impositiva.

A agenda foi encabeçada pelo evento realizado na tarde deste domingo (12) na praça do Bom Jardim, com uma Roda de Conversa sobre o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), conduzido pela arte-educadora e atriz, Claudiane Dias, e pelo ator Didi Peres. O tema foi desenvolvido por meio de brincadeiras tradicionais.

Na sequência, um cortejo puxado pelo Baque Mulher, grupo de maracatu de Ipatinga, percorreu a praça convidando o público a se juntar ao movimento e participar das atrações do dia.

Outra atração do domingo foi a apresentação de A receita do papai, espetáculo solo com o ator Didi Peres, o palhaço Porfilho Ximbica. O personagem convidou alunos das oficinas de teatro e circo para a sua cozinha itinerante, onde preparou juntos uma estranha receita de bolo herdada de seu pai. O Estatuto da Criança e Adolescente também permeou as falas do mestre-cuca que estimulou o público a refletir sobre o ECA.

Arrematando o evento de ontem, os alunos das oficinas receberam certificado de participação nas aulas.

Avaliando

Solange Maria, mãe de Taysla Alves, aluna das oficinas de acrobacia aérea e teatro,  ficou feliz com a oportunidade que a filha teve de participar do projeto Valores, Arte, Consciência e Cidadania. “Só senti por não ter podido acompanhar a minha filha. Mas estou feliz pela participação dela que sempre chegava em casa contando as novidades do projeto, o que ela vivenciou e aprendeu durante as aulas”. Taylsa, confirmando o que a mãe disse, comentou que não perde mais uma oportunidade de participar de aulas de teatro e de circo, “ainda mais que consegui perder um pouco do medo que tenho de altura e me diverti muito com o teatro, com os jogos. Aprendi sobre emoções”.

Dois filhos de Adriana Silva participaram das oficinas, Ana Laura e João Pedro. Segundo ela, “foi ótimo ver o desenvolvimento dos meninos e acompanhar as aulas. Foi uma terapia para todos nós”. Assim como Taylsa, Ana também foi desafiada pelo medo, mas venceu esse sentimento. “Amei todas as aulas. Teatro é uma coisa que deixa a gente muito feliz”.

Sequência

Na quinta-feira (16), o Farroupilha realiza um encontro especial com os alunos da oficina de artesanato e dança sênior do Cras 3. Entre as atividades previstas, estão a montagem da árvore da Dona Dedê, uma homenagem à senhora que participava do grupo mas “se foi” após sofrer um acidente. Dança sênior; jogos e uma roda de conversa sobre Direitos da pessoa idosa também comporá a agenda, além de piquenique no Parque das Samambaias.

Na sexta-feira (17), o Grupo Farroupilha voltará a animar a praça central do Bom Jardim, nas proximidades da Feira, com cortejo,  com  o Baque Mulher, Kadosh (Coletivo Básico Artístico), Negritude, B.Boy Luisinho e uma roda de conversa.

Valores, Arte, Consciência e Cidadania, que fica em cartaz no Cras do Bom Jardim até o final deste mês,  consiste na ministração de oficinas de acrobacia aérea, teatro infantil e adulto pelo Grupo Farroupilha.

Outras atividades do Valores, Arte, Consciência e Cidadania realizadas no Cras-3 são rodas de conversa, oficinas de artesanato e dança sênior, além do curso de Teatro do Oprimido, que está sendo ministrado pela arte-educadora Helen Sarapeck, integrante do Centro de Teatro do Oprimido e fundadora do Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro.

Fotos – Léo Coensses