Reportagem em vídeo: Academia empossa novos membros e define Padre Demerval como patrono em Manhumirim

Uma solenidade no último domingo, dia 30/04, definiu e oficializou o nome do Padre Demerval Alves Botelho, que morreu em agosto de 2019, como patrono da Acadêmia Manhumiriense de Letras. Evento foi realizado no Salão Nobre do Seminário Apostólico de Manhumirim em uma cerimônia conduzida pela presidente da entidade, Luci Porcaro Nunes.

Durante a oficialização do patrono, a Acadêmia Manhumiriense prestou homenagem ao sobrinho do Padre Demerval, Ricardo José Soares e o Padre José Raimundo (Mundinho), representando os Sacramentinos.

Também durante a solenidade foram empossados três novos membros da Academia sendo eles o Padre José Raimundo da Costa, Superior Geral dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora, a poetisa Nilda de Paula Nolasco, diaconista da Igreja Batista de Manhumirim e Idany Almeida de Carvalho, que é poeta, ator e músico.

Durante a reunião da Academia Manhumiriense de Letras foi lançada a obra literária da escritora e poetisa Gísila Couto, natural de Bom Despacho – MG, membro fundadora da Academia Bondespachense de Letras. O livro entitulado Padre Júlio Maria De Lombaerde e o Caminho da Santidade, foi lançado agora na cidade berço de duas congregações criadas pelo Padre Júlio Maria.

Confira a cobertura completa em vídeo com o repórter Téo Nazaré para o Cidade Total e TNTV:

 

 

Confira o currículo dos novos membros da Academia Manhumiriense de Letras e do patrono Padre Demerval:

Tomaram posse os novos membros:
Pe. José Raimundo da Costa, SDN
Mineiro de Serranos-MG, nascido em 14.05.1958, filho de Jorge Alves da Costa e Regina Nogueira da Costa. Sacerdote, religioso da Congregação dos Missionários de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, da qual é o atual Superior Geral.
Graduação em FILOSOFIA – PUC-MINAS; TEOLOGIA – PUC RJ; PSICOPEDAGOGIA (LATU SENSO) – Viamão, RS; COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO: PUC-MINAS Belo Horizonte-MG.
Professor e formador nos Seminários da Congregação (Manhumirim-MG e Belo Horizonte-MG); Diretor da Editora O Lutador (BH-MG), Diretor das Rádios (Manhumirim e Bom Despacho-MG), do Jornal Tribuna do Leste e Pároco nas Paróquias São Bernardo – Belo Horizonte-MG, N. Sra. do Bom Despacho-MG e Bom Pastor do Manhuaçu-MG).
Escreveu em diversos jornais como colaborador e editor em alguns deles:
• SEMENTE, Órgão do Secretariado Vocacional Sacramentino – jornal bimestral direcionado aos jovens vocacionados (Editor)
• O Lutador – semanário católico catequético fundado pelo Pe. Júlio Maria De Lombaerde , circulação nacional (responsável pelas páginas/colunas “Igreja” [03] e “Reflexão” [07])
• Jornal da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Despacho – jornal mensal direcionado aos paroquianos (editor)
• Tribuna do Leste – semanário noticioso de Manhuaçu-MG e região (foi responsável pela “Reflexão” [03])
• Coisa Nossa – boletim de circulação interna da Congregação dos Missionários de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento (editor atual)
Foi responsável pela comunicação radiofônica:
• Programa “Conversando e cantando coma comunidades”- Rádio Manhumirim;
• Programa “Fé e Esperança” – Rádio Nova Veredas – Bom Despacho-MG Livro/artigo
• Programa “Caminho, verdade e vida” Rádio Manhuaçu
• Áudio – semanal, duração 05min, transmitidos nas emissoras Manhuaçu, Manhumirim e Nova Veredas (Bom Despacho).

1. COSTA, SDN Pe. José Raimundo da (org.). Ensaios e Estudos; homenagem ao
Pe. Paschoal Rangel, sdn, por ocasião de seus cinquenta anos de ordenação
sacerdotal. Belo Horizonte. Editora O Lutador. 1997.
2. — “O Lutador, O “Bonus miles Christi”! Abordagem histórica do
Jornal. Linha dos editores in SILVA, Pe. Heleno Raimundo, Sdn Um
Caminho e Espiritualidade . Pe. Júlio Maria De Lombaerde. Contexto
histórico, escritos e atualidade. Belo Horizonte. Editora O Lutador. 2015, pp.. 249-269.
Pe. Mundinho foi Ator voluntário do Filme Épico Bíblico, ” Sonhos Reais ” História de José do Egito” que encontra-se no canal do youtube.

Poetisa Acadêmica, Nilda de Paula Nolasco: Conhecedora de 12 Países e todas as Capitais do Brasil, através de trabalhos realizados pela Igreja Batista nos Estados Unidos.
Diaconista da Igreja Batista de Manhumirim e por muitos anos Presidente da Creche Reviver, (ACEMO) Associação Comunitária Evangélica Monte das Oliveiras por trinta anos, o esposo foi sócio fundador do Rotary Clube. Após seu falecimento, como Presidente, Nilda continuou desenvolvendo relevantes trabalhos solidários através da Casa da Amizade, onde fora reeleita por onze mandatos, muitas festas beneficentes foram realizadas nestes períodos. ajudando muitas entidades carentes.
Nilda Nolasco, sempre gostou de escrever e recitar poesias.

Acadêmico Idany Almeida de Carvalho é Poeta, Ator e Músico.
Integrou a Secretaria de Esportes de Manhumirim MG, Presidente da Liga de Espotes por dez anos, Palestrante regional sobre Meio Ambiente, responsável pelo treinamento dos postos de recebimentos de embalagens vazias de agrotóxicos da região do Leste de Minas, norte do Rio de Janeiro, sul da Bahia e estado do Espirito Santo.
Idany, é atual gestor da Central de Recebimentos de embalagens vazias e tóxicas da vizinha cidade de Manhuaçu MG, uma das 114 espalhadas pelo país.
Ministro da Palavra da Paróquia Bom Jesus, Ministro da Música da Comunidade Nossa Senhora Aparecida na Vila Verde.
Equipe de pregadores da Renovação Carismática Católica Água Viva de Manhumirim.
Idany gosta de Poesia, dança, músicas sertaneja e rock.
Nas horas vagas faz paródias com musicas sertanejas Raiz.
Vencedor de festivais de poesia por onde participou.
Foi um dos principais atores do filme voluntário épico Bíblico, ” Sonhos Reais ” História de José do Egito” que encontra-se no canal do youtube.
Na ocasião foi lançado a sexta obra da escritora e poetisa, Gísila Couto, natural de Bom Despacho – MG, membro fundadora da Academia Bondespachense de Letras, lançou no dia trinta de abril de 2023 o seu livro intitulado Padre Júlio Maria De Lombaerde e o Caminho da Santidade, na cidade de Manhumirim – MG, berço de duas Congregações criadas pelo Padre Júlio Maria.

A partir deste dia 30/04/2023, a Academia Manhumiriense de Letras passará a chamar, Academia Manhumiriense de Letras “Pe. Demerval Alves Botelho”.
Padre Demerval atuou de forma muito dedicada à Pastoral Vocacional. Seu legado é marcado ainda por dezenas de obras que retratam a história da região e a vertente religiosa, especialmente o legado do fundador da congregação, Padre Júlio Maria de Lombaerde, com quem conviveu.

Padre Demerval Alves Botelho nasceu em 19 de novembro de 1923, na fazenda São Geraldo, Humaitá, Mutum-MG. Filho de Manoel Botelho e Levinda Alves da Silva. Recebeu o sacramento do batismo em 17 de dezembro de 1923.Concluiu o curso primário aos 13 anos (1936) na Escola Urbana de Mutum e aos 15 anos, 04/1/1939, ingressa no seminário apostólico de Manhumirim, onde fez o curso de humanidades, na época de 5 anos. Seu noviciado encerrou-se em 19 de dezembro de 1944 e fez sua profissão de fé religiosa e, 20 de dezembro de 1944.

Cursou durante três anos filosofia (1948-1950) e teologia dois anos (1951-1952) no Seminário Provincial Coração Eucarístico, em Belo Horizonte, e mais dois anos (1953-1954) no seminário Apostólico de Manhumirim. Foi ordenado presbítero no dia 7 de novembro de 1954, por Dom Cavati. Era licenciado em Letras pela faculdade de Santa Marcelina, de Muriaé (1965), e em Filosofia (1971). Em 1971 fundou o jornal vocacional “Semente”, da Congregação dos Sacramentinos de Nossa Senhora. Em 1959 fundou o Educandário Sacramentino em Espera Feliz e em 1965 o Ginásio Padre Júlio Maria para seminaristas, também em Espera Feliz.

Recebeu os títulos de Cidadão honorário de Manhumirim e de Durandé. Era também membro da Academia de Letras de Manhumirim. Na diocese de Caratinga, exerceu seu apostolado como vigário paroquial nas paróquias de Manhumirim, Espera Feliz, Mutum e Manhuaçu. Atuou também em Belo Horizonte e em Matozinhos. Exerceu o magistério por mais de 40 anos em vários colégios e seminários sendo professor de Português, Francês, Latim, Filosofia, Psicologia e História. Foi ainda superior Geral da Congregação dos Sacramentinos de Nossa Senhora por duas vezes.

Várias obras foram publicadas por Pe. Demerval, entre elas: História de Manhumirim (1987), Diário Missionário de Padre Júlio Maria (1991), História de Amor e Sacrifício (Congregação das Irmãs Cordimarianas – 2000), todas relançadas em outros volumes. Era articulista da Revista Diretrizes, desde 2015, escrevendo as editorias “Para que Deus me Chama”, sobre as vocações, e “Escolas da Espiritualidade”. Nos últimos anos, se dedicou a cuidar do museu de Padre Júlio Maria em Manhumirim. Pe. Demerval, faleceu em 05 de agosto de 2019, em Manhumirim MG.

 

Confira a galeria de fotos do evento:

 

Da redação do Portal Cidade Total