Reportagem em vídeo: Folia de Reis: Cultura resgatada pelo COAMMA e Academia de Letras
Pelo segundo ano consecutivo, o Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu (COAMMA) e a Academia Manhuaçuense de letras (AML) realizam a Festa dos Santos Reis, como forma de manter viva a cultura de algumas comunidades da cidade e da região.
No ano passado, a apresentação aconteceu em frente ao Palácio da Cultura de Manhuaçu, e chamou a atenção das pessoas. Muitos nem conheciam a bela tradição, que sempre fez parte dos nossos ancestrais. A Folia de reis é celebrada com o intuito de comemorar a visita dos três Reis Magos (Gaspar, Melchior e Baltazar) ao menino Jesus. Devido à pandemia, as duas entidades decidiram realizar o encontro diferente.
O grupo de foliões do Córrego do Barroso (Luisburgo) fez a primeira apresentação em Manhuaçu (Trevo do Cafeicultor), seguindo para a porta da Igreja Imaculada Conceição (Coqueiro), onde recebeu o carinho e aplausos de pessoas que estavam no local, especialmente do ex-combatente da FEB (Força Expedicionária Brasileira) José Tito Pimentel, de 101 anos, que recentemente foi homenageado pelo Exército Brasileiro com diploma de Honra ao Mérito. O ex- combatente fez questão de acompanhar a apresentação da sacada de sua casa, pediu que cantasse bem próximo dele e emocionado, aplaudiu de pé os foliões. Em seguida, a Folia de reis se apresentou na Casa de Cultura de Manhuaçu, respeitando as regras e protocolo.
A iniciativa do COAMMA e Academia Manhuaçuense de Letras é despertar a sociedade para manter a cultura, que por séculos marcou regiões, famílias que guardam na lembrança a tradição, além de realizar uma reflexão sobre o assunto e, até mesmo promover o incentivo à atividade cultural.
Para a presidente do COAMMA, Marines Bragança, torna-se fundamental que as pessoas conheçam esse lado cultural, que por séculos fez parte da vida dos nossos pais, avós e cultivar o valor da família, da simplicidade e da celebração do nascimento de Jesus.
Segundo o presidente da Academia Manhuaçuense de Letras, S. Jota de Moraes, ceder o espaço para a apresentação da Folia de reis, é uma forma de contribuir para que a cultura não acabe. “É muito lindo a gente perceber que existe ainda, pessoas que reconhecem esse valor, continuam com o que herdaram dos avós, dos pais e, sobretudo possibilitando que as pessoas conheçam o que é verdadeiramente Folia de Reis”, disse.
A nossa equipe percorreu mais de 07 quilômetros de estrada de terra, para chegar à comunidade do Córrego do Guarani (Reduto), para encontrar integrantes da família Robadel, que mantem a tradição há mais de 70 anos.
Formada por 13 integrantes, o grupo “Folia de Reis Robabel” percorre comunidades adjacentes e outros municípios, realizando a tradicional atividade que envolve música, dança, alegria, receptividade e fé.
Tratado de “Chefe” pelos companheiros, o folião Ismael Luiz Robadel conta que participa do grupo há 51 anos, para manter a tradição de família e levar alegria às pessoas. Ele explica que, a celebração dura 12 dias. Inicia dia 24 de dezembro (véspera do nascimento de Jesus) até o dia 6 de janeiro, data na qual os Reis Magos chegam a Belém, levando incenso, ouro e mirra para presentear Jesus. “Aqui é uma família, que mantem viva essa cultura. E enquanto vivo estiver, com certeza estarei contribuindo para que essa cultura deixada nunca acabe”, disse emocionado. Todo ano, a reunião preparatória acontece na casa de Adorvani Luiz Robadel, de 76 anos, que integra a Folia há 58 anos e, atualmente é o coordenador.
Seu Advertino Luiz Robadel, que completou 90 anos no último dia 4, disse que há 70 anos segue os mesmos passos deixados pelos pais. Participante assíduo do grupo e bem falante, ele diz que manter a tradição em família é a coisa mais importante.
Sempre mantendo o olhar fixo nos companheiros, ele se diverte durante as apresentações. “É uma tradição nossa, que precisamos continuar. Mesmo com meus 90 anos, eu saio de minha casa todos os dias, para ajudar a manter viva a nossa Folia de Reis”, ressalta sorrindo. Confira a apresentacao completa da Segunda edicao da Folia de Reis:
Galeria de Fotos:
Texto: Eduardo Satil
Reportagem em Vídeo: Téo Nazaré e Eduardo Satil