“Sonhos Reais” volta a emocionar em novas exibições no cinema
Muita emoção nas duas exibições do filme “Sonhos Reais”, do diretor e produtor Teógenes Nazaré, na sala de cinema do Centro Cultural João Bracks, em Manhuaçu. Organizada pela Fundação Maria Rainha da paz, toda a renda da bilheteria para exibição do filme foi destinada em prol da evangelização e as obras sociais da instituição.
Com duas horas de meia de duração, o longa metragem conta a emocionante historia de José do Egito, e toda a trama passa em forma de sonho de um garoto de rua. No enredo do filme, à procura de alimento, o garoto encontra uma velha bíblia no lixão da cidade. Em seguida ele depara com um mendigo, que através de um breve diálogo fica sabendo de sua triste situação, como a de milhares de pessoas que vivem pelas ruas do mundo.
Toda esta produção, contou com apenas uma câmera, e cerca de quinhentos atores e dubladores da própria cidade e região. As filmagens tiveram inicio em 2002. A princípio a ideia seria de produzir uma minissérie para exibir em um canal de televisão da cidade. No decorrer das gravações e como o passar dos anos, a emissora, por falta de apoio, foi extinta, mas as gravações continuaram.
Após 16 anos de filmagens, o projeto teve seu desfecho, mas não tinha condições de fazer uma edição a altura do publico de cinema.
Em conversa com um dos atores voluntários, Paulo Timóteo, tendo conhecimento do término das gravações, e a não condição da produção final, entrou em contato com o empresário, Laurentino Xavier, que ao ver somente um trecho das imagens, emocionou-se, e sem medir esforços, convocou outros amigos empresários para apoiarem o projeto.
E assim foram conseguidos os equipamentos necessários de edição e produção final. Mesmo assim, o diretor e produtor Teógenes Nazaré, ao adquirir uma câmera de melhor resolução, se empenhou em fazer outras tomadas, e até refazer algumas das cenas, o que levou mais dois anos.
Toda a arte concluída se deu em dezembro de 2018 e no dia 18 de janeiro de 2019, para alegria dos atores voluntários e apoiadores, foi lançado o Filme Sonhos Reais, no Cine Teatro João Bracks, em Manhuaçu. Na ocasião, muita tensão e emoção com olhos fitados na grande tela e ao término da sessão, emoção e aplausos de todos os presentes.
Agora no último final de semana, nos dias 24 e 25 de agosto, mas duas seções aconteceram ás 15hs, e como anteriormente, o publico presente não conteve as lágrimas. Ao término, muitos depoimentos regados de emoções e a espera de novas oportunidades de revê-lo.
Confira agora em vídeo uma reportagem especial sobre a reação do público e os depoimentos após mais uma exibição de sucesso do filme “Sonhos Reais” em Manhuaçu:
Texto: Téo Nazaré