Vídeo: Escritora manhuaçuense conquista reconhecimento internacional

Mônica Maria de Oliveira, nascida em 11 de agosto de 1987 em Manhuaçu-MG, tem se destacado de forma notável no cenário literário, tanto nacional quanto internacional. Funcionária municipal desde 2018 e formada em Pedagogia, Mônica iniciou recentemente sua carreira como escritora já com sucesso. Seu primeiro livro escrito, “As aventuras de Marcelo” em setembro de 2023, superando as expectativas desejadas pela autora.

Desde então, as ideias não pararam, implicando em 725 obras escritas. Através de amigos e familiares, Mônica conseguiu publicá-lo, com a previsão de lançamento oficial para o início do mês de setembro de 2024. No dia 12/07, em noite especial, a escritora foi homenageada na Casa de Cultura Ilza Campos Sad, através da Academia Manhuaçuense de Letras.

Através dos projetos literários desenvolvidos por ela, a sinopse do livro, caiu nas graças da Associação Internacional de Escritores e Artistas – LITERARTE. ao qual ela Recebeu o seu primeiro convite para tomar Posse Acadêmica em Évora, Portugal, em 18 de maio deste ano de 2024.

Mônica compartilha minha alegria de suas conquistas: “Muitas novidades aconteceram na minha vida desde que me tornei escritora, sou profundamente grata a Deus, à minha família, alunos, professores e a todos que me incentivaram. Uma das maiores surpresas foi receber o Prêmio Bahia de Literatura, Educação e Artes, em Salvador. Essa me conquistou profundamente e me deu ainda mais forças para prosseguir com os projetos.

Não demorou muito para que outras oportunidades surgissem. Mônica foi convidada para um curso acadêmico em Buenos Aires, Argentina, onde também recebeu uma Comenda ao lançar uma antologia em homenagem a Evita Perón. Ela ainda participou de um curso sobre o Peronismo, sendo calorosamente acolhida pelo público argentino. “Eles ficaram maravilhados em saber que sou do interior de Minas Gerais, da querida cidade de Manhuaçu-MG”, comenta Mônica.

A cerimônia em Buenos Aires, realizada em 2 de agosto de 2024, foi um marco em sua carreira, onde recebeu honrarias das mãos de Nelson Fabián Irrazábal, Presidente do Núcleo Acadêmico de Buenos Aires. O próximo grande evento em sua agenda é a Bienal do Livro de São Paulo, no início de setembro, onde Mônica lançará tanto uma antologia em homenagem a Evita Perón quanto seu livro “As Aventuras de Marcelo” .

Em seguida, Mônica participará do lançamento da Antologia RAÍZES (Histórias de Brasil e Angola) em Luanda – Angola, onde foi uma das Autoras selecionadas com a história “Casa Verde”.

Logo após, Monica foi convidada a tomar Posse Acadêmica na França e receber um Troféu “O Homem Vitruviano” onde será homenageada em um magnífico castelo no Vale do Loire, França.

Para que este sonho se concretize, a escritora irá precisar mais uma vez do apoio da população de Manhuaçu e ela ressalta “todos aqueles que puderem me apoiar neste momento tão especial pra mim. Peço ao nosso Deus de amor e esperança, que abençoe cada um desde já, derramando ricas vitórias sobre suas vidas. As doações poderão ser feitas através do PIX: monicaveja2009@hotmail.com (e -mail) ou pelo telefone (33) 98451-1243

As doações para apoiar Mônica em suas próximas conquistas podem ser feitas através do PIX: monicaveja2009@hotmail.comou pelo telefone (33) 98451-1243.

Confira a reportagem completa com Téo Nazaré:

 

 

Galeria de fotos:

 

 

Reportagem Teo Nazaré – Portal Cidade Total.