Redutos Celestes crescem com campanha do Cruzeiro no retorno à Série “A”
Grupos organizados espalhados pelo Brasil e no mundo ampliam representação
Texto: Júlio Oliveira
Que o futebol brasileiro e a festa dos torcedores nas arquibancadas são apaixonantes e contagiam todo mundo sabe. Mas a torcida Cruzeirense nos estádios, seja em Minas Gerais ou em outros estados, fez a diferença nessa temporada 2022. Um show à parte no espetáculo do futebol, os torcedores gritavam, cantavam e apoiavam o time o tempo todo, independente do resultado, e foram premiados no final de cada partida, sempre com a participação dos jogadores.
Além da festa nos estádios, os Redutos Cruzeirenses estão crescendo cada vez mais, com grupos em várias partes do país e do mundo, e atraindo pessoas de vários estados e nacionalidades. Os integrantes organizam caravanas para acompanhar e apoiar o clube nos estádios ou para assistir os jogos reunidos em outros locais.
Entre os estrangeiros apaixonados pelo futebol e a festa da torcida brasileira está um suiço que acabou vindo morar no Brasil em definitivo há 04 anos. Nascido e criado na Suíça, Roman Warner mora hoje em Sete Lagoas onde montou uma empresa de TI – Tecnologia da Informação, atuando com programação de computadores.
Nascido em Zurich, capital da Suíça, Roman Warner disse que sempre gostou muito de futebol e, quando pequeno, acompanhava seu pai, que chegou a jogar na Série B do futebol suíço por um time da cidade. O próprio Roman jogava futebol na juventude, atuando como goleiro em competições na região onde morava, mas sem disputas profissionais.
“Atuei na juventude, até os 15 anos, cheguei a participar da seleção do Zurique, mas sempre na reserva. Gostava muito da posição em que atuava, era fã de Yann Sommer, da seleção suica, pra mim o melhor goleiro, ate na frente do Fabio e do Rafael”, pontuou completando que não seguiu na carreira, preferindo focar em outras atividades profissionais.
Vinda para o Brasil
Antes de se mudar em definitivo para o Brasil, Roman esteve outras vezes no país a passeio. A primeira foi em 2012 e a segunda em 2014, quando veio assistir jogos da Copa do Mundo. Ele estava no Mineirão assistindo a partida entre Brasil e Alemanha, nos marcantes 7×1. “Foi a primeira vez que fui no Mineirão, nesses 7×1 para a Alemanha, que eu como suico não gosto nem um pouco, rsrs”, pontuou. O Brasil sempre foi minha segunda opção, depois da Suíça. Nessa próxima copa haverá confronto entre as duas seleções. Estou torcendo para um empate em 1 X 1, mas quero o Brasil ganhando o título”, disse.
Em 2018 veio morar em definitivo no Brasil e dois meses depois, a convite de amigos, foi assistir uma partida de futebol no Mineirão,entre Cruzeiro e Fluminense pela Copa do Brasil. “Alí nasceu a paixão pelo time estrelado. Também fiquei encantando com as qualidades do goleiro Fábio, que pra mim é um dos melhores na posição. Infelizmente ele saiu, mas o rafael cabral tem as mesmas qualidades”, pontuou.
A queda para a série B não mudou em nada o sentimento pelo Cruzeiro, só fez aumentar a paixão. Roman lembrou que na Suíça, o time de sua cidade também caiu para a série B há alguns anos e depois voltou, conquistando títulos, inclusive da Copa da Suíça ano passado. No Cruzeiro, agora com Ronaldo Nazário no comando, o time tem tudo para chegar ao topo novamente daqui a alguns anos, disse Roman. “Acho que o primeiro ano na volta à serie A será de reafirmação e daqui há uns dois anos, teremos um time de qualidade e preparado e vamos ser candidatos ao título novamente, do Brasileirão e da Copa do Brasil”, afirmou confiante.
Redutos
Os integrantes dos Redutos Celestes buscam a ampliação dos participantes e incentivam a a formação de novos grupos. No caso de Sete Lagoas, o grupo está ajudando na organização dos Redutos Cruzeirenses na Suíça, com a participação de Roman Warner. Familiares de Roman e de brasileiros que residem no país, todos Cruzeirenses, estão se reunindo para acompanhar as partidas. ”Quem não é cruzeirense ou não tem preferência a gente convence, o importante é levantar a bandeira do Cruzeiro e vestir a camisa onde for”, destacou. O objetivo é reunir cruzeirenses espalhados por lá pra quem sabe em um futuro conseguir ver os jogos”, completou. o Suiço Roman Warner, empolgado acredita na reunião de mais torcedores. “Estamos construindo o nosso reduto lá na Suiça, vai ser bom demais” completou.
Texto: Júlio Oliveira