30 dias de SAMAL: desafios e superação do serviço de limpeza da cidade

A limpeza urbana é um serviço essencial, pois faz parte daquilo que se chama de saneamento básico. Uma cidade limpa é um local com condições de conservação e higiene adequadas para o convívio social. Isso gera impactos positivos na saúde e na qualidade de vida da população.

Como responsabilidade do Estado, é uma das atribuições que o poder público municipal precisa cumprir. Existem ainda muitos desafios e problemas a serem enfrentados pelos gestores públicos, para que as prefeituras possam efetivamente disponibilizar o serviço de modo satisfatório.

E com o objetivo de prestar um serviço de qualidade à população, a nova administração do SAMAL busca alternativas e meios para um melhor atendimento, tanto na cidade como nos distritos.

“Assumimos esse desafio a pouco mais de 30 dias e o único e exclusivo objetivo é de prestar um serviço de qualidade à população de Manhuaçu, bem como valorizar os nossos servidores, pois são eles que fazem as coisas acontecerem e dão uma nova cara à nossa cidade”, disse Kilder Perígolo, atual Diretor do Samal.

Empreender uma boa política de gestão de resíduos sólidos e expandir a coleta de lixo

Um dos principais desafios para a adequada conservação de espaços públicos diz respeito à gestão de resíduos. A situação dessa atividade no país e em nossa cidade encontra-se em um estado crítico.

“A usina de compostagem e reciclagem de lixo esta obsoleta e a Associação ASCAMARI, que funcionava no local não está ativa, então, estamos buscando soluções que atendam às exigências ambientais e um local mais adequado para o descarte do lixo sólido”, explica ainda Kilder Perígolo.

O problema é que a má gestão dos resíduos sólidos ao longo dos anos compromete a saúde dos cidadãos — atingindo, especialmente, os extratos mais vulneráveis da população — e contribui para a degradação do meio ambiente.

Um segmento da limpeza urbana que apresenta, hoje, um bom desenvolvimento é aquele da coleta do lixo. Em Manhuaçu a coleta de lixo acontece em toda a cidade e distritos. “Realizamos a divulgação nesta semana, dos horários da coleta de lixo na cidade, tanto, nos bairros como na área central, e é muito importante que a população e comerciantes descartem e coloquem o lixo para serem recolhidos próximo aos horários de coleta dos caminhões. Já nos distritos a coleta acontece em dias alternados e também estaremos divulgando essa escala à comunidade”, ressalta o Diretor.

Encontrar soluções inteligentes de limpeza urbana

Segundo o diretor Kilder Perígolo, além de aprimorar as ações que já são executadas no município, o SAMAL busca encontrar soluções inteligentes de limpeza urbana, para que as condições de saneamento básico sejam realmente satisfatórias — e os principais cuidados, devidamente observados.

“Para isso, é indispensável levar em conta não só as questões operacionais e de custos, mas também as relações sociais envolvidas em todos esses processos. É fundamental escolhermos iniciativas que respeitem o meio ambiente, garantindo, dessa forma, um melhor desempenho na oferta e na execução dos serviços de limpeza urbana, a fim de proporcionar a todos os cidadãos condições de vida mais dignas”, finaliza.

Fonte: ASCOM SAMAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.