Reportagem em vídeo: Câmara ouve questionamentos sobre sistema de matrículas na rede estadual e SAMAL

Legislativo também acompanha esclarecimentos sobre serviços do SAMAL

 

A Câmara de Vereadores de Manhuaçu promoveu reunião ordinária, na noite desta quinta-feira, 06/02, em que recebeu a presença de uma mãe de aluno pedindo ajuda aos parlamentares sobre a nova forma de matrículas da rede estadual. O Diretor do SAMAL, Romilson Dias, também esteve presente respondendo a questionamento dos vereadores.

Matrículas na Rede Estadual

A mãe de aluno, moradora do Bairro Santa Luzia, Daniele Ribeiro, procurou a Câmara para falar sobre a matrícula online das escolas da rede estadual de ensino. O problema que os pais estão enfrentando é que com o novo sistema de matrícula, os alunos que estudavam em escolas próximas de suas casas, foram obrigados a se matricular em escolas bem mais longe fazendo com que as crianças se desloquem um trecho bem maior e até mesmo mais perigoso sendo obrigados até mesmo a atravessar pontes e a BR-262.

Em relação a este assunto, os vereadores alegaram que estão revoltados com isso e que irão procurar a Superintendência Regional de Ensino e caso não resolva a questão, poderão até irem ao encontro do Governador Romeu Zema.

SAMAL

O Diretor do SAMAL, Romilson Barrozo Dias, participou da reunião a fim de responder aos questionamentos feitos em requerimento pelo vereador Adalto de Abreu. Outras perguntas foram feitas pelos parlamentares.

Acompanhe a cobertura em vídeo da reunião da Câmara, incluindo balanço completo e entrevistas, feitas pelo repórter TGeilson D’angelo:

 

Aprovados

Aprovado projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a revisão geral dos vencimentos dos servidores municipais. Fica autorizada a revisão geral dos vencimentos dos servidores municipais, conselheiros tutelares e do pessoal contratado temporariamente por excepcional interesse público do Poder Executivo. A revisão geral ora autorizada para os servidores municipais, comissionados, efetivos e pessoal contratado temporariamente por excepcional interesse público corresponde, em termos idênticos, a 100% da variação da inflação medida pelo INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor, do IBGE, no período compreendido entre 01/01/2019 a 31/12/2019, equivalente a 4,10%.

Aprovado projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a prefeitura a promover repasse à Associação dos Professores de Educação Física de Manhuaçu e Região – APEF, na forma de cota patrocínio no valor de R$ 4.200,00 como cota patrocínio e apoio esportivo. Aprovado projeto de resolução, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre a prorrogação de mais 60 dias o prazo da CPI criada pela Resolução nº 29/2019.

Aprovado projeto de resolução, de autoria do vereador Adalto de Abreu, que concede o Diploma de Honra ao Mérito aos Bombeiros Militares que salvaram oito pessoas em desabamento de casa no Bairro Engenho da Serra, na madrugada de 26 de janeiro de 2020.

Fonte: ASCOM Câmara de Manhuaçu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.