Agentes de Endemias passam por teste de sorologia
Para garantir a todos os profissionais que atuam na área de prevenção, a segurança da ação no campo de atuação, as Vigilâncias em Saúde e Ambiental realizaram o teste de sorologia em todos os Agentes de Endemias. Foram submetidos ao teste rápido, quando são verificados os anticorpos, na resposta imunológica do corpo ao micro-organismo invasor.
Foi realizada a coleta de sangue, para saber se estão com anticorpos capazes de garantir total imunidade contra a raiva e, se estão aptos a executarem as ações durante a Campanha Antirrábica 2020, que está prevista para iniciar no dia 9 de setembro.
Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, Lorena Gonçalves, esta técnica permite avaliar o nível de anticorpos de indivíduos, que foram vacinados contra a raiva. Segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde, pessoas expostas a situações de risco devem receber tratamento profilático pré-exposição contra raiva, coletar sangue para titulação de anticorpos circulantes e, se necessário, receber reforço vacinal. “No caso de nossos profissionais, todos estão imunizados por terem recebido a vacina. Portanto, poderão atuar com segurança na campanha e, no caso de um ataque de animal (cão ou gato), estão imunes em contrair a doença”,salienta Lorena Gonçalves.
Texto: Eduardo Satil
Fonte: ASCOM SMS