Algumas pessoas dos grupos prioritários tem se recusado a receber vacina contra Covid-19
Embora muitas pessoas estejam ansiosas à espera da vacina e algumas noticias até de gente furando fila pais afora para receber as doses do imunizante contra o Covid-19 para vencer essa pandemia mundial, algumas incluídas nos grupos prioritários das primeiras doses distribuídas desde a semana passada, tem se recusado a receber a vacina.
Em Coronel Fabriciano, segundo balanço divulgado pela Secretaria de Saúde, até o momento, nesta segunda-feira (25/01) foram aplicadas 829 doses da vacina, de um total de mil doses que o município teve direito para essa primeira etapa. O boletim aponta que outras 31 pessoas que tinha direito e estavam relacionadas para receber a dose, se recusaram a receber a aplicação do imunizante.
Seguindo as diretrizes técnicas do Ministério da Saúde, nesta primeira fase, estão sendo vacinados os profissionais da saúde que atuam na linha de frente no enfrentamento à Covid-19 (UTI Covid da rede pública e privada, Centro de Referência Covid e vacinadores), grandes idosos (com mais de 75 anos) e pacientes com doenças graves (cardiopatias congênitas, diabetes, problemas renais em tratamentos oncológicos).
No primeiro grupo estão as pessoas que estão mais expostas ao vírus e no segundo, as pessoas que figuram entre as principais vítimas fatais da doença.
Com informações: ASCOM Prefeitura de Coronel Fabriciano