Alunos vencedores de concurso visitam supermercado como fiscais
A expectativa misturada a alegria era percebida no rosto dos 11 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Sônia Maria Batista, situada no Bairro Santa Luzia, ao chegarem a um supermercado na área central da cidade de Manhuaçu, para serem fiscais por uma hora. A visita aconteceu na tarde desta terça-feira,03.
Eles participaram do concurso de desenho promovido pela Vigilância em Saúde, com o tema “Se tem saúde, tem Vigilância Sanitária”e,os vencedores foram conhecidos na segunda-feira, dia 02. Ainda tiveram os trabalhos expostos no mural da escola, que levou o nome de Fiscal Sanitário Mirim.
Nesta terça-feira, as equipes das Vigilâncias em Saúde, Sanitária e Epidemiológica recepcionaram os 11 alunos, acompanhados dos professores para a árdua tarefa de atuarem na inspeção em todas as sessões do supermercado. Usando jalecos, toucas e crachás, os fiscais mirins iniciaram o trabalho, juntamente com os fiscais sanitários.
Seguindo as instruções dos agentes e observados por funcionários do estabelecimento, rapidamente eles descobriram como conferia a data de validade do produto, exposição das mercadorias e quais medidas devem ser tomadas, caso encontre produtos vencidos.
Victor Hugo, 08anos, participou do projeto Fiscal Mirim- Fiscalização Educativa- e fez parte do grupo, que realizou o trabalho de inspeção em conjunto com os fiscais sanitários. Ele disse que ficou encantado com o que pôde vivenciar e aprender na prática. “Eu e meus colegas gostamos demais. Foi ótimo ser Fiscal Mirim com os demais. Aprendi que o produto precisa ter qualidade e, se a data de validade estiver vencida temos de agir”, disse o Fiscal Mirim.
A diretora da Escola Sônia Maria Batista, Amélia Delôgo disse que a iniciativa foi importantíssima, para criar nos alunos uma nova filosofia de vida. Também elogiou o trabalho da equipe de Vigilância em Saúde, que propôs o tema.
Ao falar do projeto Fiscal Mirim- Fiscalização Educativa, a diretora de Vigilância Ambiental, Lorena Gonçalves enalteceu a importância de despertar nas crianças à vontade em saber sobre o trabalho, participando de todas as etapas de uma fiscalização na prática. Destacou ainda o trabalho da coordenadora de Vigilância Sanitária, Ana Paula Amaral Costa Teixeira e da coordenadora de Epidemiologia, Ana Paula de Miranda Fernandes, além de todos os integrantes de equipe. “Todos foram fundamentais para que tudo desse certo, desde a criatividade à ação para a realização do projeto Fiscal Mirim. Professores também foram importantíssimos. Novas idéias vão surgir e, com certeza estaremos trabalhando projetos interessantíssimos”, comenta Lorena Gonçalves.
Fonte: ASCOM SMS Manhuaçu