AMAR vive novos tempos em Manhumirim
Uma entidade que esteve perto de fechar as portas por falta de recursos e atraso nos repasses pelo município dá a volta por cima e vive um novo momento. A situação foi apresentada por Sérvulo Barbosa (Tá), presidente da Associação Manhumiriense dos Amigos Reunidos (AMAR), que compareceu ao plenário da Câmara de Vereadores a cidade.
A Associação Manhumiriense dos Amigos Reunidos (AMAR) é voltada para o atendimento e a recuperação de dependentes químicos de álcool e drogas. A entidade esteve a ponto de fechar por estar sem receber recursos de convênio com o Município, sem fontes de renda e enfrentando dificuldades financeiras. Na época um representante da entidade foi à Câmara para divulgar o que estava acontecendo e pedir ajuda.
Sérvulo Barbosa contou que está encerrando agora seu mandato como presidente e uma nova diretoria está assumindo a Associação com as contas rigorosamente em dia. “A crise financeira atingiu a AMAR assim como a outras entidades, mas buscamos encontrar saídas”, disse.
O atual presidente recordou que em 2017, quando esta diretoria que está terminando o mandato começou, a Associação estava devendo vários fornecedores, três folhas de pagamentos em atraso, com total de dívida de quase 45 mil reais e não tinha receita, a não ser doações de voluntários e convênio com a Prefeitura. “Em 2018 ficaram 4 repasses sem receber e este ano de 2019, no contrato assinado por 8 meses, recebemos apenas duas parcelas, tendo em vista que faltam novembro e dezembro”, disse Sérvulo na tribuna.
Segundo relato, a AMAR conseguiu convênio com o Governo Federal, doação de um carro e a mesma instituição que doou o carro avisou que a Associação vai receber um computador com impressora, fogão de 6 bocas e um freezer horizontal que está vindo por transportadora. “Hoje a Associação não tem dívida nenhuma. O que deve é o que comprou em novembro e vai pagar ainda. Já foi paga a metade do 13 º dos funcionários junto com o salário de outubro.”
O presidente acrescentou que as dificuldades sempre existiram, o Município e o país estão em dificuldades, mas quando há diálogo, presteza, discernimento naquilo que é preciso fazer, as coisas acontecem. Ele destacou ainda que há uma parceria muito grande entre os diretores e que o presidente da entidade nunca caminha sozinho: “A gente compartilhava o que fazer e como fazer. Feliz é a entidade que tem um conselho atuante e o escuta. Buscamos ações que foram clareando o caminhar da AMAR”. E agradeceu à Câmara que sempre acolheu a entidade.
Futuro
O presidente da AMAR, Sérvulo Barbosa informou uma novidade, que há duas emendas parlamentares impositivas que já foram publicadas no diário oficial, portanto o governo vai pagar em breve. E a entidade recebeu ajuda através de um projeto do Ministério Público, junto com o Judiciário: “Agradeço ao Juiz Rêidric Víctor da Silveira Condé Neiva e Silva, da Comarca de Manhumirim pelo apoio”.
Por fim ele anunciou que a AMAR conseguiu um registro no CEBAS, Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, órgão do Governo Federal onde as entidades filantrópicas são isentas de impostos. “Até o mês passado pagávamos mais de 3 mil reais e agora a AMAR está isenta. Outra novidade é que ela vai poder receber emenda parlamentar federal, sendo que só podia ser verba estadual”, disse com um sorriso no rosto, pelas dificuldades superadas em prol de uma boa causa.
Os vereadores parabenizaram a Amar e a diretoria, como falou o vereador Roberto Bob: “Parabenizo o Sérvulo pela boa conduta à frente da AMAR. “Você é muito humano, de bom coração, e vai sempre estar perto apoiando o novo presidente”, disse o vereador.
Confira galeria de imagens: