Após governo ampliar aulas presenciais, professores avaliam entrar em greve
Os professores da rede pública estadual podem entrar em greve sanitária nos próximos dias. A medida vai ser avaliada em reunião remota marcada para a próxima quarta-feira (7), conforme anúncio feito pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG). A decisão foi tomada após a Secretaria de Estado de Educação autorizar a retomada de aulas em mais 543 escolas de 132 cidades a partir de hoje.
A chegada dos professores está ocorrendo a partir de hoje, segunda (5), enquanto o recebimento dos estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental tem início a partir do dia 12. Caso a greve sanitária seja aprovada, no entanto, os professores prometem que manterão as atividades somente por meio remoto.
O embate entre professores e governo estadual continua. Por um lado, o sindicato dos docentes sugere que as famílias não enviem seus filhos às escolas por riscos de novas contaminações, segundo Denise Romano, coordenadora-geral do Sind-UTE/MG. A Secretaria de Estado de Educação, por sua vez, refuta qualquer risco à comunidade escolar.
Retorno
Com a liberação do Comitê Extraórdinário Covid-19, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais autorizou na última semana a retomada das aulas presenciais nos municípios localizados em onda vermelha do plano Minas Consciente. Anteriormente, estavam liberadas apenas as escolas localizadas nas ondas amarela e verde.
Hoje começou o acolhimento de professores em 543 escolas de 132 municípios que estão em onda vermelha, e nos quais não há impedimento por parte das prefeituras. Nesses locais, fica autorizado o retorno das atividades nos anos iniciais do ensino fundamental – 1º ao 5º ano. O acolhimento dos alunos será a partir de 12/7.
Nos locais em que a retomada dos anos iniciais do ensino fundamental já ocorreu, começam a ser recebidos hoje também os professores do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Já os alunos desses anos de escolaridade chegam em 12/7. Os anos iniciais que já fizeram a retomada seguem com a mesma dinâmica que vinha sendo adotada. Nesta situação estão 157 escolas, em 27 municípios.
Com informações da Agência Minas