Boletim epidemiológico do estado tem um caso suspeito de Coronavírus em Mutum em investigação
Um caso suspeito de coronavírus, na cidade de Mutum, aparece no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde. Segundo informações o caso teria sido notificado no domingo (01/03), pelas autoridades de saúde e continua sendo mantido sob investigação pelo Centro de Informações Estratégias em Vigilância em Saúde (CIEVS) nesta terça-feira pela SRS/Manhuaçu.
Segundo informações, divulgadas pelo site “Portal Caparaó”, a paciente estava em Portugal visitando os parentes, tendo começado a se sentir mal e retornado para a região. Os profissionais da área de saúde de Mutum adotaram as medidas apropriadas e a paciente foi isolada e encaminhada para Belo Horizonte para fazer os exames complementares para confirmar ou não a suspeição.
A Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu fez o contato com o Centro de Informações Estratégias em Vigilância em Saúde (CIEVS) do Estado de Minas Gerais e o caso foi notificado como suspeito. Na lista de casos em investigação, ainda constam ocorrências de suspeitas em pacientes em Ouro Preto, Viçosa e Ipatinga, além de outras doze cidades mineiras. Nenhum caso foi confirmado em Minas Gerais até 02 de março.
Boletim
Até agora, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais recebeu a notificação de 52 casos suspeitos de infecção humana pelo COVID-19 . Todas as notificações recebidas foram avaliadas e discutidas, caso a caso, com as autoridades de saúde do Ministério, Estado e municípios. A primeira suspeita em Minas Gerais foi notificada no dia 28 de janeiro de 2020 e até a Semana Epidemiológica 08/2020 do total de notificações, 48 (92,3%) que atendem a definição da OMS, permanecem em investigação, 04(7,7%) foram descartados e nenhum foi confirmado.
Dos casos em investigação, 27 (56,2%) são do sexo feminino e 21 (43,8%) do sexo masculino. A mediana de idade foi de 32 anos, variando de 01 e 67 anos. Com relação ao histórico de viagem, 39 (81%) referem viagem a países com circulação do Covid-19 como Itália, França, Inglaterra e Portugal e 9 (19%) não tem histórico de viagem, porém são contatos de casos suspeitos. Quanto a manifestação de sintomas, 37 (77%) apresentaram febre, 36 (75%) tosse, 20 (41%) dor de garganta, 05 (10%) dificuldade de respirar, 05 (10%) diarreia, 02 (4%) náuseas, 07 (15%) cefaleia, 09 (19%) coriza e 05 (10%) fadiga. Quanto a hospitalização, 19 (40%) necessitaram ser internados pós-atendimento.
Entre as semanas epidemiológicas 04 e 08 (22 de janeiro a 28 de fevereiro de 2020), o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) de Minas Gerais capturou 93 rumores sendo que 41 não atendiam o critério para suspeitar da infecção e foram excluídos.
Com informações: Carlos Henrique/Portal Caparaó