Bombeiros combatem focos isolados de incêndio no Caparaó com técnicas de salvamento em altura

As equipes do Corpo de Bombeiros Militar e brigadistas voluntários permanecem no Parque Nacional do Caparaó onde realizaram, neste domingo (15/09), levantamentos sobre possíveis focos de incêndio na área, após o combate intenso às chamas realizado durante o último sábado na região.

Devido ao teto baixo, com muitas nuvens na região, o helicóptero da Polícia Militar que dá apoio ao trabalho só decolou para realização de sobrevoo em todo o parque no final da tarde de ontem. No levantamento foram constatados dois locais onde ainda existe material fumegante. Como são de difícil acesso os Bombeiros elaboraram um planejamento específico para debelar as chamas.

Segundo o comando unificado da equipe, que tem à frente o Capitão Hoberdan, do Corpo de Bombeiros, Dalnes Jr, da direção do Parque do Caparaó, e Tenente Flavio Mota, responsável pelo Planejamento, o trabalho nesta segunda-feira (16/09), será focado nos dois focos localizados.

Para o trabalho serão utilizadas técnicas de salvamento em altura para deslocar combatentes até o local dos focos para realizar a completa extinção das chamas. Nas demais áreas do Parque Nacional do Caparaó o incêndio foi totalmente controlado, necessitando apenas de monitoramento e ação pontual em focos já identificados.

A equipe para realização do trabalho nesta segunda-feira é composta por 09 Bombeiros Militares e 16 brigadistas. Além dos veículos de apoio, incluindo a aeronave que permanece no local.

 

No levantamento realizado no sábado, após o controle total dos focos maiores de incêndio, a área queimada no parque atingiu aproximadamente 67,4 hectares. O corpo de bombeiros atua com o apoio de aeronave nas operações de combate às chamas desde o sábado (14/09), auxiliando no transporte da equipe para locais de diíicil acesso e também no combate direto às chamas, usando o Bambi Bucket (Balde de Helicóptero).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.