Bombeiros encerram operação de combate a incêndio no Parque do Caparaó
O Comando Unificado, formado por Bombeiros Militares, Brigadistas e a Direção do Parque Nacional do Caparaó, encerrou nesta terça-feira (17/09), a operação desencadeada desde a última sexta-feira(13/09), para colocar fim ao incêndio florestal que atingia a reserva de proteção ambiental. A desmobilização da equipe foi tomada após os trabalhos desenvolvidos durante todo o dia para debelar os últimos focos e a checagem da situação em toda a área.
De acordo com informações do Tenente Flávio Motta, do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu, neste último dia de atuação, as atividades tiveram início às 5:15 horas da manhã com equipes do CBMG e brigadistas lançadas a campo com o apoio da aeronave. O objetivo era extinguir um ponto, em locai de difícil acesso, identificado na segunda-feira, ainda com material fumegante.
As equipes percorreram também toda a linha do fogo, fazendo aceiros entre a área queimada e a vegetação verde. Durante o trajeto as equipes encontram diversos focos de incêndios pequenos, que foram debelados com êxito, eliminando o risco de reinicio das chamas em todo percurso.
Para conferir se não havia mais focos nos locais, as equipes de bombeiros militares e brigadistas retornaram pelo mesmo caminho trilhado, no período da tarde. Isso devido ao aumento da temperatura, que poderia favorecer o surgimento de novos incêndios, mas nada foi encontrado.
No final da tarde desta terça-feira, o Capitão Ferraz, do Corpo de Bombeiros, e o Chefe do Parque Nacional, Dalmes Jr, realizaram um sobrevoo em toda área afetada pelo incêndio florestal e não foi identificado novamente, nenhuma fumaça ou chamas.
No retorno à base, após reunião de todo o Comando Unificado, com o sucesso em debelar completamente as chamas, segundo o Tenente Flávio Motta, a equipe entendeu que não havia mais necessidade da atuação do Corpo de Bombeiros no local. O comando encerrou a operação conjunta e a equipe da Polícia Militar retornou com aeronave do IEF para a cidade de Governador Valadares, onde fica baseada, e os militares do Corpo de Bombeiros retornaram para a sede da 2° CIA em Manhuaçu e o 11° Batalhão de Bombeiros, em Ipatinga.
No total, atuaram neste último dia da operação no Parque Nacional do Caparaó 13 brigadistas, 08 policiais do Corpo de Bombeiros Militar e ainda sete Policiais Militares que atuavam no Helicóptero e TASA. Além da aeronave, a equipe tinha o apoio ainda de seis veículos para deslocamento e três viaturas leves do Corpo de Bombeiros.
Nesta quarta-feira(18/09), o Tenente Flávio Motta, do Corpo de Bombeiros em Manhuaçu, em entrevista coletiva à imprensa, às 10h da manhã na sede da corporação, vai detalhar todo o trabalho realizado durante estes cinco dias para debelar o incêndio que consumiu aproximadamente aproximadamente 67,4 hectares de vegetação.
Fonte e Fotos: CBMMG